Inca faz campanha por doação de sangue às vésperas do carnaval

Objetivo é recolher 450 bolsas de sangue para pacientes em tratamento oncológico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/02/2013 17:39

Rio de Janeiro - Com o slogan "Tá na hora de Doar", o Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove campanha para aumentar o número de doadores de sangue na semana que antecede o carnaval. O objetivo é recolher 450 bolsas de sangue para pacientes em tratamento oncológico na unidade. A campanha vai até quinta-feira (7/2).


De acordo com a chefe de hemoterapia do hospital, Iara Motta, em períodos de datas comemorativas, como o carnaval, as doações caem em média 50%, chegando a apenas 60 doadores diários, quando o ideal é 80 doadores por dia.

“Desde o Natal [de 2012] houve queda de doadores. Para resolvermos essa situação estamos incentivando a doação, a fim de evitar a falta de bolsas de sangue e priorizar os tratamentos de quimioterapia, de radioterapia e de leucemia, entre outros estágios de câncer. Em datas festivas poucas pessoas doam, em virtude de muitos viajarem e se deslocarem para outras regiões”, disse Iara Motta.

Leia mais notícias sobre o Carnaval 2013

Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Não é obrigatório estar em jejum. É indispensável a apresentação da carteira de identidade.

O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no centro da capital fluminense. O horário de funcionamento vai de 7h30 às 14h30.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.