Carnaval2013

Blocos de rua do DF devem reunir 250 mil pessoas no Gran Folia

Oito blocos carnavalescos abrirão suas alas para quem quiser se divertir e brincar sem compromisso

postado em 05/02/2013 09:03

Na comercial da 302/303 Norte, começa a concentração do Pacotão, no domingo e na terça-feira, a partir das 11h

Os foliões já podem preparar a fantasia para pular o carnaval nos blocos de rua do Distrito Federal. Começa neste sábado, a partir das 16h, a programação oficial do desfile dos oito grupos associados à Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília. Locais como as asas Sul e Norte, o Eixão, a Esplanada dos Ministérios, Taguatinga e Ceilândia concentram o percurso dos grupos tradicionais. Marchinhas, axé, frevo e música afro marcam a festa na capital federal.

O ponto de encontro será no Gran Folia, que deverá reunir, este ano, cerca de 250 mil pessoas por dia. O local, que terá programação de 9 a 12 de fevereiro, contará com diversas barracas de bebida e alimentação, além de fantasias disponíveis para venda. ;A cada ano, buscamos aprimorar a estrutura do Gran Folia. Em 2013, ampliamos o número de banheiros químicos no intuito de evitar que as pessoas urinem nas ruas;, informa o presidente da Liga dos Blocos, Jean de Sousa.



No sábado, o Galinho de Brasília mostra o frevo aos brasilienses. A festa terá oito horas de duração, com início previsto para as 16h. A concentração será no Setor de Autarquias Sul, ao lado do prédio da Caixa Econômica Federal. Nos mesmos dia e horário, os blocos Mamãe Taguá e Asé Dúdú conduzirão o carnaval de Taguatinga, com concentração na Praça do DI. O desfile dos dois terá ainda apresentação de capoeira e das tradicionais baianas. ;Nossa expectativa é de reunir 3,5 mil pessoas que admiram a cultura e a música afro;, explica Elizabete Cintra, organizadora do Asé Dúdú.


O Pacotão, tradicional grupo carnavalesco, segue pela contramão na W3 em direção à 504 Sul


No domingo, às 11h, será a vez da concentração, na comercial da 302/303 Norte, do Pacotão. O percurso na contramão da via W3 rumo à 504 Sul deverá reunir 8 mil foliões ao som da marchinha Pacotão e as piriguetes, do compositor Cicinho Filisteu. Em janeiro, o concurso recebeu 25 composições, e três delas foram escolhidas, como a crítica ao governo federal, presente na marchinha O PIB da Dilma, de autoria de Murilo Sem Grilo, e ainda a Caganeira de Lula, sobre a relação entre o ex-presidente Lula e a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha. ;Nosso objetivo é a diversão;, avisa um dos organizadores do Pacotão José Antônio Filho.

A Polícia Militar do DF iniciou ontem a confecção da carteira de identificação para as crianças. É necessário que os pais ou responsáveis compareçam a um dos postos da PM e levem uma foto 3x4 e a Certidão de Nascimento da criança. Os pequenos foliões da Baratinha poderão fazer a carteira na entrada do bloco, no Parque da Cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação