Carnaval também é tempo de orações, louvor e fé no DF

O 21º Congresso da Mocidade Evangélica do Centro-Oeste, em Sobradinho, e a 27ª edição do Rebanhão, no Eixo Monumental, movimentam milhares de religiosos durante o feriadão carnavalesco no Distrito Federal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/02/2013 06:08 / atualizado em 06/02/2013 09:22

Ed Alves/CB/D.A Press - 21/2/12


Às vésperas do carnaval no Distrito Federal, há brasiliense que prefira fugir da folia dos tradicionais blocos e escolas de samba para participar de eventos religiosos. Embora os holofotes estejam todos voltados para o Gran Folia e a Passarela da Alegria, enganam-se os que acreditam que, nas igrejas e nos templos da capital e das regiões adjacentes, a data comemorativa passe em branco. De 9 a 12 de fevereiro, milhares de pessoas de diferentes segmentos também se unem para firmar o compromisso com Deus. Católicos e evangélicos, por exemplo, preparam extensa programação.


Ao longo dos quatro dias de feriado, Sobradinho vai receber a 21ª edição do Congresso de Mocidade Evangélica do Centro-Oeste. O encontro será no Ginásio Coberto da cidade, quando são esperadas cerca de 16 mil pessoas. Além de shows com artistas gospel, como o cantor PG e a banda Ministério Ipiranga, a festa contará com oficinas, workshops e palestras. As atividades começam pela manhã e só terminam à noite. O tema em 2013 é “Um dia” e incentiva os participantes a refletir sobre a possibilidade de serem pessoas melhores.

Para a celebração, são aguardadas caravanas de três unidades da Federação: Bahia, Minas Gerais e Goiás. Para esses, há a opção de hospedagem. Os interessados podem pagar um pacote no valor de R$ 60. A taxa dá direito à estadia em escolas ou igreja, além de camisetas do encontro, café da manhã e almoço durante todo o período.

Leia mais notícias em Carnaval 2013

Descontração

Os católicos também celebram o carnaval, festa adotada pelo segmento desde 590 d.C. Em três dias de festa — 10, 11 e 12 de fevereiro — a expectativa é de reunir 40 mil pessoas no Ginásio Nilson Nelson para o 27º Rebanhão, comemoração promovida pela Arquidiocese de Brasília, por meio da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.

O número pode ser superior ao registrado em 2012, quando 30 mil fiéis participaram do evento. Todos os dias, a programação vai das 7h45 às 16h e inclui missas, orações, adorações e até atividades cênicas. O tema desta edição é “Se creres, verás a glória de Deus” e faz referência à importância da fé. Cerca de 500 pessoas serão voluntárias para trabalhar no Rebanhão.

A estudante Maria Izabel Eloides Pereira, 22 anos, participa da festa religiosa pelo quarto ano consecutivo e diz que o momento é de renovar as energias. “Desde que vim para Brasília, em 2009, é lá onde encontro vários amigos e novas pessoas. Além de ser um ambiente de crescimento espiritual, é um lugar muito descontraído, onde podemos conversar e ouvir música. Tento aproveitar ao máximo”, explica. Embora ela já tenha participado de eventos tradicionais de carnaval na cidade, a estudante revela não ter se sentido confortável. “As pessoas se desgastam e bebem muito para ficar alegres. No meu ponto de vista, isso não é necessário. Eu me sinto muito feliz sem esses excessos”, argumenta.

No primeiro dia do Rebanhão, o Ministério Luz das Nações, de Taguatinga, é quem comanda o som. A banda existe há 10 anos e já atuou em congressos nacionais. Os músicos tocam no grupo de oração Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Nos dois dias seguintes, será a vez do Ministério Voz do Mestre, grupo com oito anos de formação.

Católicos de 4 a 14 anos não vão ficar fora da comemoração. O Rebanhinho ocorrerá ao mesmo tempo e abordará os mesmos temas do evento adulto, mas com linguagem lúdica e práticas pedagógicas educativas. Cerca de 70 voluntários se revezarão ao longo dos três dias para cuidar dos menores.

Como participar

27º Rebanhão

O que é: evento católico realizado durante o carnaval
Local: Ginásio Nilson Nelson
Dias: de 10 a 12 de fevereiro
Horário: das 7h45 às 16h (todos os dias)
Entrada franca
Informações: (61) 3224-8586 e rccbrasilia.org.br

21ª edição do Congresso de Mocidade Evangélica do Centro-Oeste
O que é: evento evangélico realizado durante o carnaval
Local: Ginásio Coberto de Sobradinho
Dias: de 9 a 12 de fevereiro
Horário: das 9h15 às 20h (todos os dias)
Entrada franca (exceto para pessoas que forem se hospedar)
Informações: (61) 3387-8141 e marketing.congressoumpv@gmail.com

Confira a programação

9 DE FEVEREIRO (sábado)

Noite (18h30): Louvor com Ministério Rio do Trono e Banda Chocolate Crente e Pregação com Pr. Messias Santos

10 DE FEVEREIRO (domingo)

Manhã (09h15): Louvor com Ministério Ipiranga e Pregação com Pr. Messias Santos

Tarde: Oficinas (customização, Rappel, Dança de Rua, Culinária, Bonecos EVA, Reciclagem e Grafite)

Noite (18h30): Louvor e Pregação com Pr. Pedro Geraldo (PG)

11 DE FEVEREIRO (segunda-feira)


Manhã (09h15): Louvor com Chocolate Crente e Pregação com Pr. Wedmar Resende

Tarde (14h): Oficinas (customização, Rappel, Dança de Rua, Culinária, Bonecos EVA, Reciclagem e Grafite)

Noite (18h30): Louvor com Rodrigo Soeiro e Pregação com Pr. Antônio Márcio

12 DE FEVEREIRO (terça-feira)

Manhã (09h15): Louvor com Ministério Rio do Trono e Pregação com Pr. Israel Lins

Tarde (14h): Livre

Noite (18h30): Louvor com Anderson Freire e Pregação com Pr. Sandro Fontoura
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.