postado em 09/02/2013 12:19
Rio de Janeiro - Mesmo antes do início oficial dos desfiles de rua do Rio de Janeiro, marcado pelo Cordão da Bola Preta, já havia um bloco que fazia a festa no centro da cidade desde as 5h deste sábado (9/1). Na verdade, os Embaixadores da Folia invadiram as ruas bem mais cedo, exatamente às 17h da tarde de ontem (8).Definido como um bloco formado por ;tarados por carnaval; pelo seu presidente, Cláudio Cruz, o Embaixadores da Folia não só é um dos primeiros blocos a desfilar no sábado de carnaval, como também talvez seja o que mais desfile ao longo desta semana.
Tudo começa com um ;desfile de gala; na noite de véspera do carnaval, pela Avenida Rio Branco. A festa termina apenas no início da madrugada, para recomeçar poucas horas depois, na mesma avenida, às 5h da manhã, com a ;alvorada; do Embaixadores.
;Fazemos uma alvorada com clarins e ficam tocando até as 7h, sete e pouca da manhã, esperando o pessoal que chega para o Bola Preta. Então, a gente sai carregando aquelas pessoas e vamos ao encontro do Cordão da Bola Preta;, disse.
A maratona carnavalesca do Embaixadores da Folia prossegue na terça-feira de carnaval, quando o bloco participa do desfile oficial da prefeitura, na Avenida Rio Branco, ao lado de ícones cariocas como o Cacique de Ramos e o Bafo da Onça. Na Quarta-Feira de Cinzas, o Embaixadores promove o ;bloco da apuração;, que acompanha a apuração das notas das escolas de samba do grupo especial.
Leia mais notícias no Especial de Carnaval
No próximo sábado (16), tem mais um desfile, desta vez com o Bloco Vaca Atolada dos Embaixadores da Folia, em uma alusão ao bar da Lapa, no centro da cidade, onde o bloco fará sua concentração.
Segundo Cláudio Cruz, o bloco começou em 2000, quando ele se decepcionou com um tradicional bloco carnavalesco começou a tocar axé music. ;Saí de lá chateado e, quando encontrei uns amigos em um bar do Grajaú [bairro da zona norte da cidade], propus um grupo radicalmente calcado na nossa cultura carioca, de marchinhas, ranchos e sambas-enredos antológicos, que só tocássemos isso e usássemos fantasias, coisas que não víamos mais no carnaval;, conta.
Neste ano, em que completa 13 carnavais, a Sociedade Carnavalesca Embaixadores da Folia da Cidade Maravilhosa, resolveu homenagear o ex-jogador e técnico da seleção brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo, conhecido por sua superstição com o número 13.
Também antes do início do Cordão da Bola Preta, o bloco Céu na Terra começou seu desfile, por volta das 7h, pelas ruas de Santa Teresa, na zona sul da cidade.