postado em 09/02/2013 15:04
Ícone do carnaval da zona sul do Rio de Janeiro, a Banda de Ipanema desfila no final da tarde de hoje (9) pelo 49; ano consecutivo desde que foi fundada, em 1965. Segundo o fundador e diretor Cláudio Pinheiro, a banda é uma grande defensora da tradição carnavalesca brasileira e toca desde sambas-enredos até valsas, passando por frevos e forrós.
A banda se caracteriza por não usar amplificadores em seus instrumentos musicais, que incluem muitos instrumentos de sopro e também de percussão. Outra característica marcante da Banda de Ipanema, de acordo com Pinheiro, é ser um ambiente democrático onde todos têm espaço e liberdade para curtir o carnaval, sem preconceitos.
Leia mais notícias no Especial de Carnaval
"Nós entendemos que essa liberdade é coisa essencial do carnaval. O desfile da Banda de Ipanema é a democracia nas ruas, sob todos os aspectos, inclusive em relação a preconceitos. Se você olhar o perfil da Banda de Ipanema na rua, é o perfil da sociedade carioca e da sociedade brasileira", afirma.
Além do desfile deste sábado, a banda faz amanhã (10) um banho de mar à fantasia, a partir das 11h. Segundo Pinheiro, esta é uma tradição carioca que a banda quer resgatar, em que foliões entram no mar fantasiados. Na segunda-feira (11) é a vez da versão infantil da banda, que fica parada na Praça General Osório e é voltada para crianças de todas as idades. Na terça-feira (12), a Banda de Ipanema faz um novo desfile pelas ruas do bairro.