Pernambuco

Sábado de Zé Pereira tranquilo no Recife Antigo

População esticou a festa direto do Galo da Madrugada e aproveitou para levar as crianças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/02/2013 23:43

O Sábado de Zé Pereira no Recife Antigo foi dividido entre os foliões que quiseram esticar a festa do Galo da Madrugada e aqueles que quiseram aproveitar para levar os pequenos para brincar o primeiro carnaval. Enquanto a multidão saia do Galo ainda com os abadás e fantasias direto para descansar nas calçadas do Bairro do Recife, os pais acompanhavam a apresentação de Caboclinhos e Passistas Mirins no Polo das Fantasias, na Praça do Arsenal da Marinha. No local, a programação está sendo comandada pelo personagens Matheus e Catirina, que receberam como convidada ilustre a atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges.


Além de contar detalhes dos bastidores do teatro, a artista de 91 anos encantou as crianças ao ensaiar alguns passos de frevo. Uma das mais empolgadas na folia com Geninha era Maria Luisa Cerqueira, 9 anos. Ela foi com a irmã, Marina, 3, e os pais João Almeida, 42, e Sandra Cerqueira, 40, que saíram direto do Galo para o polo infantil. “A festa estava muito boa lá, mas queríamos trazer as meninas para brincar também. O fim da tarde é o melhor momento para as crianças aproveitarem o carnaval, porque ainda não tem muita gente”, comentou João Almeida.

Esse foi o mesmo motivo que levou o empresário Rafael Leopoldino, 31 anos, a levar a filha Rafaella Lima, de 1 ano e 4 meses, para a folia. “Eu e a mãe dela adoramos carnaval e sentimos que nossa filha também. Ela se diverte, fica feliz vendo as fantasias”, disse.

Enquanto a festa no Polo das Fantasias começou a esquentar por volta das 17h, o resto do bairro só foi ver a passagem dos primeiros blocos no fim da noite. Grupos de bois, caboclinhos e maracatus tomaram conta das ruas, por volta das 20h, indo em direção ao Marco Zero. Desfilaram o bloco Flor da Lira, Barriga de Folia, Oca, Melancia, Me dê o seu bichinho que eu cuido e Clube das Pas.

Fantasias
Os foliões capricharam nas fantasias no primeiro dia oficial de festa. A aposentada Josefa Ribeiro, 63, passou seis meses preparando a roupa de cigana para brincar no Clube das Pas. “Também vou sair na minha troça e no desfile de bonecos. Amo carnaval”, ressaltou.

Outro que chamou a atenção foi o guerreiro Thor, do administrador Sérgio Annes, 36 anos. Ele passou um mês preparando os detalhes e adereços só para garantir a felicidade da filha no carnaval. “Esse é o primeiro carnaval que ela está falando, sabendo o que acontece. Por isso, queria deixar esse momento registrado”, explicou.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.