Tradicional Mamãe Taguá faz a festa em Taguatinga

Bloco de rua da cidade mistura marchinhas com maracatu e muito samba de roda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/02/2013 17:12 / atualizado em 10/02/2013 17:13

Ailton Mesquita

Brinquedos, doces, fantasias e muito samba. A largada para o carnaval de Taguatinga foi dada neste sábado (9) com o batuque do tradicional bloco Mamãe Taguá. Cerca de 250 integrantes misturaram antigas marchinhas com maracatu e samba de roda e animaram as ruas da cidade. A estimativa dos organizadores é que, nos dois dias de carnaval, mais de 3 mil pessoas participem da folia.



Neste ano, o grupo saiu da CNA 2, em Taguatinga Norte, e espalhou alegria até a Praça do DI, onde agregou mais animação com o bloco Asé Dudú, que traz influências da cultura africana para a grande festa. Como ritual de boas- vindas e para trazer boas vibrações, baianas lavaram a Praça do DI.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, participou da festa e celebrou a variedade de manifestações da cultura brasileira em Taguatinga. "Estamos descentralizando o carnaval de Brasília e garantindo a diversidade cultural. Taguatinga é uma região importante e já tem as suas características próprias", explicou.

Leia mais notícias no Especial de Carnaval

Antes mesmo da chegada dos blocos, a criançada já fazia a festa no local. Concursos de dança e de fantasia, além de camas elásticas, brinquedos infláveis e show de mágica divertiram os pequenos.

Com dezenas de bonecos gigantes, bateria agitada e pernas de pau, o Mamãe Taguá chegou às 17h à praça. Quem puxou o bloco, ao som das marchas tradicionais, foi um carro de som bem diferente: o simpático Jegue Hightech. O bicho motorizado - equipado com amplificador e mesa de som - é pilotado por Lincoln Cimas, o DJ, de 49 anos. "Esse aqui é o jegue que veio do Nordeste para animar o nosso carnaval", brincou.

A professora Kaline Santana, de 35 anos, já é presença garantida na festa há quatro carnavais. A novidade nos últimos dois anos é a companhia do pequeno Homem de Ferro, seu filho Herick, de 4 anos, que não abre mão da fantasia. "O carnaval aqui em Taguatinga é sempre muito animado. Agora, com os brinquedos, posso trazer meu filho e esperar o bloco na Praça do DI", comemorou.

Na segunda-feira (11), os blocos Mamãe Taguá e Asé Dudú se apresentam novamente no mesmo local, a partir das 16h.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.