Orquestra Voadora atrai foliões no carnaval do Rio com repertório eclético

Banda vem animando verão com ensaios ao ar livre desde janeiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/02/2013 17:17

Pelo quarto ano seguido, a Orquestra Voadora, com seu bloco, anima os foliões do carnaval carioca. Destaque de hoje nos blocos de rua, a banda já vem animando o verão com os ensaios ao ar livre desde janeiro, que ocorreram sempre no gramado perto do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, na zona sul.


Formada em 2008, a banda Orquestra Voadora uniu músicos do carnaval com a proposta de inovar com o que chamam de “repertório infinito”, com músicas de Os Mutantes, Tim Maia, Chico Science, Michael Jackson, Stevie Wonder, Moacir Santos e Roberto Carlos, entre muitos outros. A banda ainda toca as clássicas marchinhas de carnaval e trilhas sonoras de filmes e desenhos animados.

Um dos músicos do grupo, Rafael Kalil, garante que a Orquestra Voadora está preparada para três horas de animação. “A gente se organiza o ano inteiro, começamos a ensaiar mais cedo com o bloco, desde agosto a gente está ensaiando, então vai ser melhor ainda a execução musical”, explicou. A previsão é que o bloco termine às 18h e atraia 50 mil pessoas ao Parque do Flamengo.

Kalil atribui o sucesso do bloco à democracia da organização. “Não precisar saber tocar super bem, a gente abraça todo mundo, o segredo é a proximidade. Vem família, criança, idoso, morador de rua, gente com grana, todo mundo se diverte”.

Leia mais notícias no Especial de Carnaval

Sob o sol forte da tarde de hoje, o músico Gregório Carnevale foi vestido de hippie para curtir a Orquestra Voadora, que acompanha desde o surgimento. Além da localização considerada boa, Carnevale aponta os arranjos inovadores como grande atrativo do bloco.

“Primeiro, eu acho que o Aterro é o melhor lugar para ter bloco de carnaval e, segundo, porque os músicos são muito bons, a mistura que eles fazem, de pegar música que não são relacionadas ao carnaval e transformar em música de carnaval com percussão e instrumentos de sopro fica muito bom”.

Ontem (11), o Parque do Flamengo foi ocupado por 100 mil pessoas que acompanharam o bloco Sargento Pimenta e cantaram em coro as músicas dos Beatles em ritmo de carnaval.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.