2017

Construindo um bom ambiente de trabalho

Manter uma relação respeitosa depende tanto da empresa quanto do empregado. Punir na medida certa o mau comportamento é fundamental para criar uma consciência ética

postado em 07/11/2017 13:00
A Netflix acabou demitindo e desvinculando a imagem de Kevin Spacey da empresa depois que o ator foi acusado de assédio

O ator Kevin Spacey, bombardeado com uma série de acusações de assédio sexual durante gravações, é o mais recente exemplo de como condutas erradas, inadequadas ou criminosas podem abalar reputações. Não apenas das pessoas, mas das empresas ou marcas às quais estão associadas. Vide a reação rápida da Netflix, que anunciou não mais participar das produções de House of Cards, sua série de maior sucesso, se o ator estiver no elenco. Seja num set de filmagem, seja no ambiente corporativo, as condutas pessoais têm enorme relevância não apenas para a carreira, mas para o sucesso de uma organização ou projeto.

;A gestão da própria reputação é determinante na construção de uma carreira de sucesso;, afirma Márcia Cristina Gonçalves de Souza, jornalista com pós-graduação em gerência de marketing pela ESPM/SP e MBA em gestão empresarial pela Universidade Católica de Salvador e UFRJ. Não existe nem deve existir um manual de conduta, porque as pessoas são seres únicos, carregam na bagagem a sua formação familiar e a noção particular do que é certo ou errado. Mas Márcia dá uma dica: ;Na dúvida, faça a si mesmo a seguinte pergunta: o que eu estou pretendendo fazer pode me causar constrangimento caso venha a se tornar de conhecimento público? Ter a consciência tranquila e ser capaz de apresentar os motivos que nortearam uma decisão já é um bom caminho para a ética;.

O indivíduo, contudo, não está sozinho na construção de um relacionamento saudável no ambiente de trabalho. As empresas devem ser éticas, adotando códigos, procedimentos e valores claros. Até pelos prejuízos financeiros e de imagem, as corporações começam a se dar conta, apesar de ser um movimento embrionário, de que precisam estar atentas a questões como assédio, racismo, discriminação.

;A dificuldade maior está em implantar, na prática, as políticas que determinam a conduta ética desejada pela empresa, incluindo as atitudes dos que ocupam altos cargos. Vantagens indevidas, desvios e outras ocorrências que podem ser comprovadas por meio de documentos estão sendo punidas. Já os casos de assédio moral ou sexual, racismo e outros tipos de comportamentos condenáveis são mais difíceis de serem apurados e comprovados;, explica Márcia Cristina, autora do livro Ética no Ambiente de Trabalho (Editora Elsevier).

Márcia reforça que não há como eliminar os conflitos humanos e as condutas antiéticas, mas a justa punição é uma forma de criar uma consciência ética. ;Deve-se aplicar de forma correta e justa uma política de consequências. As informações sobre condutas arbitrárias circulam livremente nos corredores. Não é tão difícil identificar chefias tóxicas. Mas os envolvidos não sofrem as consequências e continuam usufruindo o mérito de seus resultados.; O resultado da omissão é que o ambiente de trabalho fica comprometido por relações desrespeitosas, adoece as pessoas que ali convivem. ;E isso se reflete no que elas falam da empresa, seja no elevador, na conversa no restaurante, no avião, seja nas mídias sociais;, explica Márcia.

A psicóloga Paula Fortuna Loureiro, especialista em terapia cognitivo-comportamental e proprietária de uma clínica de psicologia e coaching, reforça que o relacionamento na empresa, seja com os chefes, seja com colegas, interfere muito nos resultados, tanto pessoais quanto corporativos. ;Nós somos animais sociais e nos importamos com o fato de querer ser aceito, se sentir reconhecido, se sentir amado. Não seria diferente no âmbito profissional. Há muitas demandas em consultório, quando o assunto é profissional. O paciente/cliente traz problemas com a chefia e com colegas de trabalho. E isso interfere em sua saúde emocional.;

Segundo Paula, há impactos também na questão da segurança. ;Não ter um relacionamento positivo com a chefia, por exemplo, gera insegurança e pensamentos como: será que vou ser demitido? Será que vou ser sabotado, que estou sendo injustiçado? Não é confortável passar a maior parte do nosso dia em um espaço em que as relações sociais são ruins. Isso vai gerando impacto negativo na produtividade no trabalho e inclusive na vida pessoal, principalmente na saúde emocional e psicológica;, afirma.

A sugestão dela é que o funcionário siga os valores e a missão da empresa. Paralelamente, investir no autoconhecimento tem extrema importância para que se consiga trabalhar suas questões em relação ao trabalho, sem se guiar apenas por regras sociais e generalizações. Há, no entanto, dicas de comportamento que são universais e servem para a vida e para o trabalho. ;Respeito ao próximo, assertividade e vontade de aprender;, pontua Paula Fortuna Loureiro.
Manter uma relação respeitosa depende tanto da empresa quanto do empregado. Punir na medida certa o mau comportamento é fundamental para criar uma consciência ética

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação