2019

Cursos de curta duração são boa opção para quem precisa se qualificar

Também chamados de educação executiva ou nano-degrees, os cursos de curta duração são modalidades de oferta distintas e complementares

Mariana Machado
postado em 08/08/2019 11:02

Eduardo e Cláudia acumulam formações, o que contribui para o relacionamento com gestores como MarcosTerminar a graduação significa cumprir uma parte importante da trajetória de ensino, mas, para muitos, isso não representa a última etapa. Buscar especializações é essencial para quem quer crescer na carreira. A falta de tempo impede que muitos procurem se aprimorar. Pensando nisso, instituições de ensino investem continuamente em cursos de curta duração ; que variam de horas a meses.

Cláudia Fernanda de Godoy, 33 anos, coleciona certificados no currículo. Formada em administração e com duas pós-graduações nas áreas de gestão e negócios, ela não cogita parar. Gerente em uma empresa de consultoria e auditoria contábil, está sempre em busca de novos cursos. ;Na minha atuação, trabalho com muitas áreas de negócio, como auditoria interna, o que demanda bastante conhecimento, e meus treinamentos recentes têm sido direcionados a isso;, declara.

Também chamados de educação executiva ou nano-degrees, os cursos de curta duração são modalidades de oferta distintas e complementares, como explica o professor de inovação do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Isidro da Silva Filho. ;Permitem um repertório para que as pessoas consigam se inserir, se manter ou se desenvolver no mercado;, pondera. Ele lembra que essas opções oferecem empregabilidade de forma mais imediata, mas agregam menos ao currículo do que um mestrado ou doutorado, por exemplo.

Justamente por isso, um não exclui o outro. ;Educação contínua é algo que devemos manter;, reforça o professor. De acordo com Antônio Isidro, graças ao impacto das novas tecnologias, surgem metodologias e técnicas de aprendizagem diferentes para facilitar a aquisição de conhecimento. ;Programas baseados em certificação têm sido uma revolução no sistema de educação formal. Habilidades do século 21, sobretudo com tecnologia digital (machine learning, big data), são as mais buscadas.;

Incentivo do chefe

De olho em melhorar o desempenho, algumas empresas investem na educação dos próprios funcionários. É o que tem feito a PwC, da área de contabilidade. Marcos Carvalho, sócio responsável pelo escritório em Brasília, explica que, antes que qualquer novo funcionário possa trabalhar, precisa passar por três semanas de treinamento.

Ao longo de todo o período em que permanece na organização, mais cursos são ministrados. ;Conforme se desenvolvem, há maior grau de sofisticação. Eles aprendem sobre liderança, aspectos comerciais, comunicação para lidar com clientes, etc.; As aulas podem ser internas (a partir de instrutores da própria empresa), externas (com escolas e instituições fornecedoras), ou on-line (por meio de uma plataforma criada por eles). As especialidades são escolhidas pelos funcionários, de acordo com a área de interesse de cada um.

Há seis anos na empresa, o gerente Eduardo Arantes, 27 anos, acumula treinamentos. Formado em sistemas de informação, está prestes a terminar a segunda graduação, dessa vez em ciências contábeis. Entre as especializações mais curtas, soma a língua inglesa e os cursos técnicos da área em que atua. ;Esses treinamentos permitem confiança para lidar com quem está na alta administração;, afirma Eduardo.

Por dentro do mundo digital

Em uma era de tecnologia a todo vapor, entender sobre o mundo digital e as demandas para cada carreira é importante para os profissionais. Por esse motivo, os cursos rápidos são uma saída eficaz, como explica o professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Jorge Alexandre Neves.

Além do impacto no currículo, estar nesse meio propicia motivação, uma vez que gera uma rede de contatos que pode ajudar a alavancar carreiras. É preciso, no entanto, cuidado na hora de escolher onde estudar (leia Fique atento).

O professor lembra que, quanto mais jovem a pessoa procurar esses estudos, melhor. ;Depois de adulto, vamos perdendo habilidades cognitivas;, avalia. Os cursos presenciais também não são a única opção. ;Muita gente aprende on-line. Se você consegue estudar bem em casa, não há motivo para não tentar.;

Fique por dentro

O preço não é o único fator a se considerar. Antes de se comprometer a pagar um curso, é preciso estar atento a alguns aspectos para não se prejudicar:

  • Avalie a qualidade do curso: tenha acesso ao conteúdo programático, e ao currículo de quem vai ministrar.
  • Busque saber se a instituição tem reputação e se já ofereceu outros cursos.
  • Converse com quem fez a especialização que você procura e peça testemunhos.
  • Verifique as oportunidades de mercado para saber quais habilidades são mais procuradas. Cheque se essa demanda é apenas regional.

Benefícios

Especialistas apontam algumas das principais vantagens oferecidas pelas especializações mais rápidas. Veja:

  • Conhecimento prático aplicado
  • Rapidez na aquisição de conhecimento
  • Atualização
  • Aprendizado direcionado
  • Custo-benefício

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação