clubesnew

Conheça o Cassab, o clube que fica de frente para o pôr do sol

Fundado em 1975 e com 1.500 sócios, o Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab) , à beira do Lago Paranoá, é opção de lazer e confraternização

Darcianne Diogo*
postado em 14/09/2019 06:00
Cassab é sinônimo de elegância e sofisticação
Uma extensa área repleta de elegância e sofisticação. O Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab) é muito mais do que um cenário de lazer e esporte: trata-se de um lugar onde a alegria e a união são o lema de vida dos associados. Fundada em 25 de outubro de 1975, a associação civil tem uma história especial evidenciada no símbolo da logo do clube: a ave carcará.
Cassab
A figura do pássaro simboliza a visão panorâmica e cotidiana da natureza, que se apresenta no Lago Paranoá. Sobreposta à imagem da ave, encontra-se a coluna do Palácio da Alvorada, representando a capital federal. As cores da ilustração também têm um significado relevante. O branco está associado à paz, ao amparo e à pureza do céu de Brasília; o azul, à realeza e à serenidade do lago; o vermelho, a virtuosidade e o esplendor do nascer do sol; e o ouro, a defesa e a força do carcará.
Presidente do Cassab, Wagner Ramos
Todas essas características retratam bem o Cassab. O clube contempla a beira do Lago Paranoá e um píer, ideal para apreciar o pôr do sol. ;Estar aqui não tem preço. Geralmente, as pessoas chegam, sentam embaixo dos coqueiros e ficam olhando para a água. Isso é o verdadeiro sinônimo de paz. Além disso, temos um ambiente tranquilo, seguro, estritamente familiar e acolhedor;, afirma Wagner Ramos, presidente do clube.

No total, são mais de 1.500 sócios e 2.600 dependentes, que desfrutam de uma estrutura rica e completa. Os campos de futebol society são palcos para aqueles que gostam de jogar a tradicional ;pelada;. Além disso, há duas quadras de vôlei, sendo uma delas de areia, duas quadras de tênis e um salão para futsal. A ginástica rítmica, o remo e o kenjutsu (arte de combate de espadas) são outras modalidades oferecidas pelo clube.
Piscina do Cassab repleta de crianças
Mas não são só os sócios que aproveitam as instalações do lugar. Há mais de 10 anos, todas as terças-feiras, o cenário é diferente. Um grupo de alunos de várias escolas públicas dos ensinos fundamental e médio se reúne para encher o ambiente de vida. ;É incrível ver como as crianças ficam maravilhadas e emocionadas em poder tomar um banho de piscina, por exemplo. Muitas delas nem sabiam o que era isso. Me sinto honrado em poder dar essa oportunidade a elas;, conta Wagner Ramos.

Meu espaço

O militar da Aeronáutica José Lima, 31 anos, morava em Salvador (BA), mas foi transferido pela corporação para Brasília, há cinco anos, após concluir o curso de formação de sargento. ;Tinha uma lista com algumas cidades disponíveis e me deram o direito de optar para qual ir. Como conheço alguns amigos brasilienses e tinha o conhecimento da capital, não pensei duas vezes;, conta.

A comodidade, o acolhimento e a tranquilidade de Brasília foram os atrativos para conquistar o militar. Adaptar-se foi com ele mesmo. ;Como a Bahia tem o clima litorâneo, estranhei as altas temperaturas e a secura daqui. Mas, tirando isso, não tive dificuldades em me adequar. Pelo contrário, fiquei encantado com tanta beleza;, ressalta.

Assim que se mudou, José decidiu se associar ao Cassab. Segundo ele, era mais uma opção de lazer e troca de contatos com os colegas de profissão. ;No primeiro dia que vim conhecer o clube, decidi me tornar sócio. O que mais me atraiu foram as festas, o ambiente familiar e a possibilidade de conhecer novas pessoas;, comenta. Com a beleza da beira do lago e a vista da Ponte JK que o clube proporciona, o militar faz questão de registrar cada momento. As fotos vão para a família e os amigos que ficaram na Bahia.
Paulo Araújo, a mulher, Cristiana Saraiva, e o neto, Luís Felipe
Casal assíduo no clube, o civil aposentado Paulo Araújo, 53, e a recepcionista Cristiana Saraiva, 50, não medem esforços para curtir um momento de lazer juntos. De terça a domingo, eles estão lá, ouvindo samba e batendo papo. ;Fui eu quem apresentou o clube ao meu marido. Conhecia pessoas associadas, que sempre insistiam para virmos, até que nos tornamos sócios. Considero esse ambiente o meu quintal e minha terapia do dia a dia. Aqui, eu dou gargalhadas, danço e faço amigos. Embora a idade não seja lá essas coisas, me considero jovem e ativa. Faço funcional, malho, vou para a piscina e não me canso;, brinca Cristiana.

Paulo Araújo até ganhou o título de ;sócio-padrão; da diretoria do clube, por frequentar tanto o local. ;Esse lugar é simplesmente maravilhoso e espetacular. Adoro sair de casa para sentir esse clima de tranquilidade e paz. Depois que me tornei sócio, falei tão bem daqui que consegui fazer outras seis famílias se associarem;, diz.
José Lima
O militar aposentado Paulo Roberto Borges, 55, é associado há cinco anos e não poupa elogios ao Cassab. ;A sensação é de um clima familiar. Eu chuto que 70% das pessoas que frequentam aqui conhecem umas as outras, e isso é fundamental para fazer o social com a família. Poucos clubes têm essa vista da natureza tão contagiante. Estar aqui me ajuda a sair do estresse da semana;, conta.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira


Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab)

Fundação: 1975
Associados: 1,5 mil
Como se associar: qualquer militar da aeronáutica ou civil pode se tornar sócio, desde que tenha indicação de, ao menos, dois sócios militares. A mensalidade custa R$ 100 para sócios militares e R$ 145, para sócios civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação