2015

Um doce de mãe: confeiteira fala sobre o prazer de cozinhar delícias

postado em 06/05/2015 12:50

Se você acha que é clichê comparar a maternidade aos doces, precisa conhecer a minha mãe. Ela é a personificação da doçura e nem sou eu quem diz isso, são os meus amigos. Ela é aquela pessoa que diz que estou bonito mesmo naqueles dias em que nenhum filtro do Instagram ajuda. É aquela que liga apenas para dizer que está com saudades e jamais esquece um dia do jornalista. Infelizmente, a gente não vai estar no próximo domingo juntos. Mas, se estivéssemos, com certeza levaria um brigadeiro para ela.

Porque, claro, nada melhor do que uma sobremesa para celebrar esse dia. E até as mamães que vivem da confeitaria sabem disso. ;Nossos dias das mães são sempre com doces. A sensação de fazê-los para a minha filha não tem preço;, garante Luciana Sampaio. A doceira está há 19 anos no mercado e entre os seus grandes prazeres está ensinar essa arte a outras mulheres. ;Meu carro-chefe são os cursos. É o que mais gosto de fazer, porque sinto que isso transforma vidas, trazendo algo novo.;

Entre os seus alunos, claro, muitas mães: ;Elas querem fazer a festa dos filhos, casamentos e noivados, para agradar à família e, claro, várias delas aprendem e usam esse conhecimento para ajudar em casa;, explica. A maioria, frisa, nunca quebrou um ovo, mas saem de lá conhecedoras de brigadeiros e cupcakes, os cursos de maior sucesso. ;Sempre começam ensinando a parte de higiene e manipulação de alimentos. Depois, da organização na cozinha e, por último, vamos para os conteúdos.; E sua entrada no ramo se deu por esse caminho.

Desde criança fazendo bolos para os vizinhos, ela viu ali uma oportunidade, mesmo que tenha demorado para assumir seu lado confeiteira. ;Tive poucas comemorações de aniversário. Talvez por isso, sempre me encantei com as festas. Depois de adulta, tive a oportunidade de complementar a renda com os doces e, quando percebi, havia largado a minha primeira profissão para viver somente disso;, lembra. O seu prazer acabou encantando a filha, Gabriela, 10 anos.

;Sei que a nossa relação fica melhor quando estamos na cozinha, porque sinto que se espelha muito em mim e sente o carinho quando estou fazendo algo especialmente para ela. E sempre fala: ;Mãe, para mim, tem que ser melhor do que para as outras pessoas.;; Luciana é coruja, garantindo que a filha tem uma habilidade fora do comum para a confeitaria. ;Quando estamos na cozinha, ela mexe a panela do brigadeiro, que é sua sobremesa preferida;, conta.

Brigadeiro gourmet tradicional


Ingredientes:
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 latas de leite condensado
2 gemas
50g de chocolate belga

Modo de preparo:
Ponha todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até soltar do fundo. Deixe esfriar e enrole os brigadeiros.
Tempo de preparo: até soltar do fundo da panela
Rendimento: depende do tamanho dos brigadeiros

Cupcake de chocolate


Ingredientes para a massa:

4 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
240ml de óleo de milho
1/2 xícara de leite em temperatura ambiente
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó Callebaut
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo da massa:
Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes. Misture com batedor de arame a farinha, o cacau e o bicarbonato. Depois que a massa estiver homogênea, preencha metade das formas. Leve para assar a 180;C.

Ingredientes para o creme trufado

400g de chocolate meio amargo
120g de creme de leite
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de licor
1 colher de rum ou uísque

Modo de preparo do creme trufado:

Derreta o chocolate no micro-ondas, acrescente o creme de leite e aqueça na mesma temperatura do chocolate. Misture, acrescentando a bebida, e mexa até formar um creme liso. Deixe descansar fora da geladeira por 12 horas. Faça o topo do cupcake com o bico de sua preferência.
Tempo de preparo: com o creme pronto, 30min
Rendimento: depende do tamanho do cupcake

Serviço:
Luciana Sampaio
Telefone: 8629-1098/ 8159-8255

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação