2015

Trabalhar em casa é cada vez mais uma opção para as mães

O home office pode ser a solução para pessoas que moram em cidades diferentes da empresa ou que precisam estar próximas aos filhos

postado em 06/05/2015 16:05
O projeto de um escritório muitas vezes é adaptado a um ambiente pequeno dentro de um cômodo do apartamento ou da casa
Trabalhar é uma conquista que a maioria das mulheres não está disposta a abandonar quando tem filhos. Mas muitas têm hoje a chance de desenvolver atividades profissionais em casa, parcialmente ou em tempo integral. De acordo com a designer de imagem Vanessa Baron, o mercado está se readaptando para equilibrar família e carreira, por isso o home office tornou-se mais comum. "Muitas empresas estão compreendendo são as possibilidades e vantagens de ter funcionários trabalhando em casa".

Engana-se quem pensa que a nova modalidade é exclusiva do público feminino. "Pessoas que passaram anos tendo problemas para produzir em meio a muita gente, veem nesse espaço a chance de aumentar a produtividade", explica a designer. Além disso, o escritório pode ser solução para pessoas que moram em cidades diferentes da empresa ou profissionais liberais que não podem pagar o valor de uma sala.

O processo de criação para um home office começa em saber as necessidades do cliente e o tamanho do local. "Geralmente, é um ambiente pequeno dentro de um cômodo do apartamento ou da casa. Na maior parte das vezes, fazemos um projeto funcional, que agrega as particularidades do ambiente escolhido, tornando-o até multiúso", diz a arquiteta Tatiana Lopes.

Quanto à decoração: fica a gosto do cliente. As diferenciações são mais sutis e respeitam os pedidos individuais. "As divisões por gênero acabam ficando mais atenuadas. Normalmente, as mulheres optam teria por características delicadas, têm um cuidado maior com os acessórios decorativos, um vaso de flor para enfeitar, cores leves e móveis com linhas arredondadas", revela Vanessa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação