2015

Grávidas com mais de 35 anos devem ter acompanhamento médico de perto

A gravidez se torna um processo de risco nessa faixa etária. Cuidados médicos são essenciais para garantir a saúde da mulher e da criança

Flávia Duarte
postado em 06/05/2015 16:45
Mulheres lindas, bem-sucedidas, com mais de 40 anos e mães. Recentemente, atrizes brasileiras como Carolina Ferraz e Dira Paes anunciaram que viverão a maternidade novamente. Elas já passaram da quarta década de vida e servem de exemplo a tantas outras que adiam esse sonho. ;As mulheres, de fato, estão tendo filhos mais tarde, esperando a realização profissional;, comenta o obstetra Cláudio Vendruscolo, coordenador da Ginecologia do Hospital Prontonorte.

Isso não significa, porém, que a decisão não implique riscos. Os óvulos envelhecidos aumentam as chances de malformação do feto. A idade mais avançada também coloca a futura mãe em alerta, já que aumentam as complicações de doenças comuns ao envelhecimento.

No entanto, se bem acompanhada, as chances de a gravidez ter um final feliz aumentam com os avanços da medicina. ;Essa mãe, depois dos 35, precisará ser acompanhada mais de perto pelo obstetra;, alerta Cláudio. ;Além disso, os exames permitem acompanhar a grávida e conhecer as necessidades do bebê. Se precisarmos interromper a gravidez antes da 40; semana, por exemplo, há UTIs neonatais bem preparadas para garantir a vida dessa criança;, acrescenta o médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação