Eleições 2012

Em nove capitais, prefeitos deverão ser conhecidos já no primeiro turno

Se o cenário se confirmar, PMDB será o partido mais favorecido e elegerá os prefeitos do Rio de Janeiro e de Boa Vista

Helena Mader
postado em 06/10/2012 08:07
Em pelo menos nove capitais brasileiras, as eleições devem acabar na noite de domingo. Em Maceió, Palmas, Boa Vista, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Aracaju e Natal, a expectativa é que os favoritos vençam a disputa no primeiro turno. Entre essas cidades que conhecerão o próximo prefeito já neste fim de semana, o PMDB sai na frente: deve faturar duas prefeituras. Os candidatos que já estão com a vitória quase assegurada, entretanto, não vão descansar até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgue o resultado do primeiro turno. A maioria vai fazer campanha hoje, observando as regras eleitorais. A legislação permite a distribuição de santinhos, a realização de caminhadas, carreatas e passeatas até as 22h. São proibidos apenas comícios.

O PMDB é o partido que tem o maior número de candidatos com grande margem de vantagem. Em Boa Vista, a deputada federal Teresa Surita lidera as pesquisas, com 54%, segundo o último levantamento Ibope. Em segundo lugar, Mecias de Jesus (PRB) está 35 pontos percentuais atrás da líder. Outro peemedebista que chegará às eleições com tranquilidade é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Levantamento do Ibope divulgado na última terça mostrou que ele segue na liderança, com 57%. Marcelo Freixo (PSol) tem 18% e um segundo turno está praticamente descartado.

Se o cenário se confirmar, PMDB será o partido mais favorecido e elegerá os prefeitos do Rio de Janeiro e de Boa Vista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação