Eleições 2012

Resultados das eleições terão reflexo na corrida ao Planalto em 2014

Paulo de Tarso Lyra
postado em 28/10/2012 13:42
Quando as urnas do segundo turno das eleições municipais de 2012 forem fechadas hoje à tarde e os 31,4 milhões de votos começarem a ser contabilizados, estará aberta oficialmente a corrida para os governos estaduais e a Presidência da República em 2014. A maior cidade do país, São Paulo, está sendo disputada palmo a palmo por PT e PSDB , que devem novamente protagonizar a batalha pelo Palácio do Planalto. Já o PMDB elegeu o maior número de prefeitos em primeiro turno (1.016), com destaque para a expressiva vitória de Eduardo Paes no Rio, e carimbou, por tabela, a presença na chapa presidencial ao lado de Dilma Rousseff em 2014.

Disputam ainda diretamente o protagonismo político pelos próximos dois anos uma legenda média que cresce a olhos vistos, o PSB, e uma legenda recém-criada sob as bênçãos do Palácio do Planalto, o PSD. Esta tornou-se a quarta maior em número de prefeituras no primeiro turno: 493. O partido presidido por Eduardo Campos, o PSB, cresceu 124% em quatro anos e está cada vez mais difícil visualizar um cenário nacional sem a presença do governante pernambucano, que já se tornou alvo até mesmo da imprensa internacional. E o PSD deve ser incorporado à Esplanada em 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação