Eleições 2014

Mapa para o dia da votação: tire suas dúvidas antes de encarar as urnas

O TRE desenvolve ferramenta com o intuito de informar aos eleitores sobre o local para onde devem se encaminhar em 5 de outubro. Sistema foi criado, principalmente, por causa de mudanças de endereços ocorridas após o recadastramento biométrico

postado em 23/09/2014 08:35
Recadastramento no posto do TRE: novo sistema alterou locais onde eleitores devem se apresentar
Não é só o candidato que deve estar preparado durante as eleições. O eleitor também precisa se informar na hora de votar. Organizar-se bem e saber onde é o local de votação com antecedência são medidas fundamentais. Para ajudar o brasiliense, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) criou uma ferramenta que pode ser muito útil. Desde a semana passada, o site do órgão tem um mecanismo que mostra o lugar de votação ; inclusive com acesso a um mapa indicando a melhor forma de chegar até lá, partindo da própria casa. No dia 29, ainda, será lançado um aplicativo para celular com função similar.

Uma das razões pelas quais a ferramenta pode ajudar é que, devido ao recadastramento biométrico, o local de votação de muitos eleitores mudou. Em alguns casos, inclusive, é possível que o novo endereço fique um pouco mais longe da residência das pessoas, o que pode tornar mais difícil para se chegar até lá. A assessoria de imprensa do TRE-DF não soube informar quantos eleitores tiveram a seção alterada durante o recadastramento biométrico. No entanto, o órgão reforçou que houve análise dos locais de moradia dos brasilienses e que as mudanças ocorreram a fim de o eleitor votar mais perto de casa.

Para utilizar a ferramenta, o cidadão precisa entrar no portal do TRE (www.tre-df.jus.br). No menu ;Serviços ao eleitor;, no canto superior esquerdo da página, deve clicar na opção ;Locais de votação;. O sistema permite que sejam feitas consultas a partir do nome da pessoa ou do título de eleitor. Também é preciso preencher a data de nascimento e o nome da mãe do usuário, além de digitar um código de verificação. Então, a ferramenta informa o endereço do local de votação, o número de seção eleitoral e um mapa apontando como chegar até o lugar.

A auxiliar-administrativa Jeane Mendes, 19 anos, mora em Ceilândia e vai votar pela primeira vez este ano. Ela fez o teste pelo celular e, sem maiores dificuldades, conseguiu pesquisar o local de votação. No mapa satelital exibido na tela do aparelho, uma seta azul marcou o caminho entre a casa de Jeane e o Centro de Ensino Fundamental 07, também em Ceilândia, lugar no qual ela vai comparecer em 5 de outubro. ;Achei a ideia interessante, é bem fácil de usar e ajuda a não correr o risco de ficar perdido no dia da eleição;, comenta. Caso o usuário faça a pesquisa pelo nome, é importante que escreva o nome dele e da mãe completos.

De acordo com o secretário de Tecnologia e Informação do TRE-DF, Ricardo Negrão, o site do órgão já tinha uma ferramenta para buscar os pontos de votação, mas o sistema antigo só informava o endereço por escrito. O novo sistema demorou cerca de seis meses para ser desenvolvido, já que foi preciso cadastrar as coordenadas das 599 escolas que receberão os eleitores. ;O objetivo é que a pessoa possa se localizar melhor e não precise ligar para as centrais de atendimento, que estarão congestionadas. Fazendo a consulta pelo site, é possível saber onde votar, qual é a seção e ir até o lugar sem problemas;, afirma Negrão.

Avaliações
Outros eleitores fizeram o teste e também tiveram opinião positiva. ;É muito útil para quem não tem noção de como chegar até o ponto onde vai votar. Além disso, a interatividade que permite ser usado no celular também é algo positivo;, aponta o técnico de áudio e vídeo Mateus Costa, 22 anos, morador de Taguatinga. O pedreiro Domingos Conceição concorda: ;Fica bem mais fácil. Se a pessoa se perder, ela pode acabar ficando muito tempo na fila do lugar errado, por exemplo. Com a ferramenta do site, ela pode checar o endereço no mapa em tempo real;, diz o morador de Samambaia.

No fim do mês, cinco dias antes da votação, será lançado um aplicativo para smartphones com propósito similar, mas no celular o eleitor terá uma função extra. ;Ligando o GPS do aparelho, o eleitor pode checar a melhor rota de chegar até a escola onde votará a partir do lugar onde se encontra no momento;, explica Ricardo Negrão, do TRE-DF. O programa estará disponível de graça para os sistemas iOS (iPhone) e Android.

O TRE desenvolve ferramenta com o intuito de informar aos eleitores sobre o local para onde devem se encaminhar em 5 de outubro. Sistema foi criado, principalmente, por causa de mudanças de endereços ocorridas após o recadastramento biométrico

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação