Eleições 2014

Estudantes da Unb gravam vídeo para rebater argumentos de Luciana Genro (PSol)

Apesar da gravação, os estudantes garantem não ter motivações partidárias

postado em 23/09/2014 17:52
Entrevista de Genro no programa de Danilo Gentili foi tema do vídeo

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) gravou um vídeo para rebater as propostas da candidata do PSol à Presidência da República, Luciana Genro. Os jovens, que integram o Instituto Liberal do Centro Oeste (ILCO), posicionam-se contra as principais propostas da socialista, como a taxação de grandes fortunas e as críticas ao mercado financeiro.

Pedro Gomes Filho, que é ex-estudante da UnB e presidente do ILCO, afirma que o objetivo do vídeo, que rapidamente chegou a 3,3 mil coompartilhamentos nas redes sociais, era mostrar os argumentos contrários aos temas defendidos por Genro.

[VIDEO1]

"Esse pseudo-argumento do precisa estudar não funciona. Ela não explicou os pontos defendidos", afirma. Durante a produção, de 9m39s, diversas vezes os estudantes ironizam a frase "você precisa estudar", usada pela candidata.

Apesar dos questionamentos abertos a Genro, Fábio deixa claro que o ILCO não carrega uma bandeira partidárias. "Nossa crítica não é política, é econômica. As afirmações dela sobre o mercado financeiro e sobre o aumento de impostos para os ricos estão incorretas", aponta. "O instituto é isento. Lá dentro convivem diferentes ideias políticas. Não somos panfletários", completa.

Para Fábio, como o vídeo toca em temas polêmicos, a acusação da militância é algo natural. "Os ânimos estão muito exaltados". Segundo ele, o ILCO defende políticas públicas que aumentem a liberdade para a iniciativa privada. "Isso dá mais liberdade para as pessoas prosperarem", opinou.

Apesar de Fábio negar que os questionamentos sejam políticos, durante o vídeo, os jovens colocam que socialismo e liberdade são termos que não podem ser utilizado juntos. Eles também acusam o PSol de apoiar bandeiras progressistas (legalização das drogas e casamento gay) apenas para "conseguirem massa de manobra".

A reportagem entrou em contato com a assessoria da candidata Luciana Genro (PSol) e, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação