Eleições 2014

Petista diz que os Correios contribuiram para Dilma e Pimentel subirem nas pesquisas

PSDB irá ao Tribunal Superior Eleitoral

postado em 01/10/2014 08:23

Em reunião com servidores dos Correios, Durval foi ovacionado quando disse que a melhor retribuição será a vitória

O deputado estadual de Minas Durval Ângelo ; candidato à reeleição pelo PT, membro do diretório nacional do partido e coordenador político da campanha ao governo do estado de Fernando Pimentel (PT) ;, reconheceu, em vídeo, gravado durante reunião com servidores dos Correios, em Belo Horizonte, que o candidato petista e a presidente Dilma Rousseff não teriam atingido os atuais índices de intenção de voto dos eleitores mineiros se não fosse a ;capilaridade; da empresa, que tem apoiado as duas candidaturas. ;Se hoje nós temos uma capilaridade na campanha do Pimentel e da Dilma em toda Minas Gerais, isso é graças a essa equipe dos Correios. Os Correios trabalharam com as 66 mesorregiões. Fizemos reunião em todas, e nas macrorregiões também. Regiões assim como em Governador Valadares, com 40 cidades, como 30 cidades, no Sul. Em Viçosa, nos tínhamos umas 70 cidades. E por aí vai. E aonde eu tive perna, fui acompanhando;, descreveu o petista.

A reunião aconteceu na semana passada, no comitê central de campanha de Fernando Pimentel, com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, que não se manifestou. Em sua fala aos presentes, segundo mostra o vídeo divulgado ontem no site do jornal O Estado de S.Paulo, Durval deixa claro ainda que a parceria com a estatal é antiga. ;Da parceria antiga com o Pedro Amengol (diretor). Com o Lino (Francusci da Silva ; diretor regional dos Correios) com o Fábio (Heládio ; diretor regional de Vendas), com esses gigantes que representam os Correios no estado;, afirmou o petista. Todos os diretores citados também têm vínculo com o PT. A ;parceria; com os Correios incluiu, segundo fala do Durval, a cessão de ;infraestrutura; para a militância dos servidores.

Durante a fala, o coordenador político de Pimentel foi ovacionado quando disse que a melhor retribuição à colaboração dos servidores dos Correios será a eleição do ex-ministro e da presidente. ;A prestação de contas com os petistas dos Correios será com a vitória de Fernando Pimentel e a vitória da Dilma.;

A Associação dos Empregados de Nível Superior e Técnico dos Correios anunciou que vai entrar com uma ação de improbidade administrativa contra o presidente da estatal, Wagner Pinheiro, já que ele foi conivente com o uso da máquina e não pediu apuração dos fatos. Em nota, a Coligação Muda Brasil, encabeçada pelo candidato Aécio Neves (PSDB), afirma que a revelação é de extrema gravidade e apresentará no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral com o objetivo de apurar os fatos. ;Já passou da hora de nossas instituições darem um basta nesses abusos para que a democracia seja plena em nosso país;, diz o texto.

Também o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse que vai entrar com representação em que solicitará ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a abertura de inquérito civil público contra a presidente. ;Temos agora a comprovação do uso escancarado de uma estatal, ou seja, dinheiro do contribuinte, para tentar turbinar a campanha da candidata do PT à reeleição;, afirmou Bueno.

;Deturpada;

Durval Ângelo esclareceu, por meio de um microblog na internet, que a fala foi ;deturpada; e que os colaboradores dos Correios estavam participando de reunião fora de seu horário de trabalho. ;Os petistas dos Correios, fora do expediente, têm ajudado muito em nossas campanhas;, publicou. Por meio da assessoria, Wagner Pinheiro garantiu que os Correios não estão contribuindo com a campanha de qualquer candidato. Confirmou sua participação no encontro e disse que ele foi realizado ;fora do expediente de trabalho, e a empresa não custeou o evento;.

Em nota, os Correios afirmam que "as alusões feitas na matéria sobre participação de pessoas ligadas aos Correios em atividades político-partidárias jamais podem ser entendidas como atuação da empresa e que a participação de algum profissional, como cidadão, nessa ou em outra atividade, fora do âmbito dos Correios e fora do seu expediente de trabalho, diz respeito à pessoa e não à empresa."

Segundo eles, a referida reunião "ocorreu no período noturno e fora dos Correios e não utilizou qualquer recurso da instituição."

Já Fernando Pimentel confirmou que vem recebendo apoio de várias categorias. Em 21 de julho, ele se reuniu com servidores da estatal, assim como fará reunião com a Polícia Civil hoje e já fez com a Polícia Militar. ;Não existe irregularidade nisso;, afirmou o candidato, por meio de sua assessoria. A coordenação da campanha da presidente Dilma Rousseff também negou qualquer uso da máquina dos Correios em sua tentativa de reeleição.

Vídeo falso de Lula
Um vídeo falso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo votos para Camilo Santana, candidato do PT ao governo do Ceará, ganhou a internet ontem. Só que tanto Lula quanto a presidente Dilma Rousseff adotaram uma postura neutra na campanha cearense, em virtude de o principal rival do petista ser o senador da base aliada Eunício Oliveira (PMDB). As imagens chegaram a ser compartilhadas em uma página oficial do Pros no estado. A assessoria do ex-presidente negou a gravação. Embora Eunício seja o favorito nas pesquisas, Camilo tem crescido nas intenções de voto, sobretudo porque é apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação