postado em 01/10/2014 17:53
Para garantir a segurança das eleições no Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Militar (PM) contará, no póximo domingo (5/10), com um efetivo de 29.555 policiais. Além dos 15.190 homens da escala normal, a PM suspendeu a folga de mais 14.365 policiais para compor o esquema de segurança. Os batalhões especiais também reforçarão a segurança nas ruas do Rio. A PM trabalhará em parceria com os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Ao todo, 5.430 locais de votação serão cobertos em todo o estado.O policiamento nas ruas do Rio terá início às 14h de sábado (4). Os policiais atuarão na escolta das urnas eleitorais e na segurança de integrantes do TRE-RJ. Além dos batalhões convencionais e das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), mais 11 batalhões especializados ajudarão na segurança, entre eles o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Conforme a PM, o policiamento terá bases de referência, denominadas pólos de detenção. Na capital, um dos pólos ficará na Maré, com a base do Centro de Preparação de Oficiais da Reseva (Cpor), unidade do Exército. Os demais serão instalados em Del Castilho (3; Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Honório Gurgel (9; BPM), em Olaria (16; BPM), na Barra da Tijuca (31;BPM), em Bangu (14; BPM), no Jardim Botânico (23; BPM) e em Madureira (41; BPM).
A região de Santa Cruz, subúrbio do Rio, terá pólos nos batalhões de Santa Cruz e de Campo Grande. A região da Saúde, zona portuária, também terá dois pólos, um no 5; BPM, na Praça da Harmonia, e outro no 6; BPM, na Tijuca.