Eleições 2014

Vídeo mostra suposto funcionário dos Correios entregando panfletos da candidata Dilma Rousseff

O vídeo que, teria sido gravado São Paulo, tem mais de 60 mil compartilhamentos na internet. Segundo os Correios, o serviço, classificado como mala direta, é legal

postado em 02/10/2014 20:40


[VIDEO1]

Um vídeo que começou a circular nesta quinta-feira (2/9) nas redes sociais mostra um suposto funcionário dos Correios entregando panfletos da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Nas imagens, o homem com o uniforme da estatal carrega diversos "santinhos" com a propaganda da presidente.



Ao se deparar com o carteiro panfletando, um morador registrou a ação. Questionado sobre a atividade, o funcionário preferiu não se pronunciar. "Não posso falar não, senhor", disse. O vídeo, que teria sido gravado em São Paulo, tem mais de 60 mil compartilhamentos.

Em resposta, os Correios informaram que panfletagens sobre candidatos referem-se a uma mala direta onde os partidos pagam pelo serviço. "O carteiro entrega o material de campanha nos pontos definidos pelo cliente. A prestação de serviço mostrada no vídeo foi paga e os comprovantes podem ser verificados", explicou a estatal por meio de nota. A reportagem teve acesso a uma cópia da nota fiscal, que mostra o valor que foi pago pelo serviço de postagens: R$ 726.151,50. O serviço contemplaria a entrega de mais de 4 milhões de panfletos em São Paulo.

No entanto, pelo recibo, houve um desconto de R$ 70.371,33, uma vez que a estatal oferece desconto a partir da postagem com valor igual ou superior a 20 mil unidades e com o pagamento a vista. Segundo o informativo, os Correios prestaram o mesmo serviço para candidatos dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN.


Notas fiscais referentes aos serviços realizados para candidata Dilma em  São Paulo capital e interior

Uso eleitoral

A denúncia veio à tona depois que o deputado Durval Ângelo - candidato à reeleição pelo PT, membro do diretório nacional do partido e coordenador político da campanha ao governo do estado de Fernando Pimentel (PT) ;, reconheceu, em vídeo, gravado durante reunião com servidores dos Correios, em BH, que o candidato petista e a presidente Dilma Rousseff não teriam atingido os atuais índices de intenção de voto dos eleitores mineiros se não fosse a ;capilaridade; da empresa, que tem apoiado as duas candidaturas. ;Se hoje nós temos uma capilaridade na campanha do Pimentel e da Dilma em toda Minas Gerais, isso é graças a essa equipe dos Correios. Fizemos reunião e nas microrregiões também. Regiões assim como em Governador Valadares, com 40 cidades, como 30 cidades, no Sul. Em Viçosa, nos tínhamos umas 70 cidades. E por aí vai. E aonde eu tive perna, fui acompanhando;, descreveu o petista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação