Eleições 2014

Eleitor prefere não votar em candidato financiado pela indústria de armas e fumo

Pesquisa ouviu 2.013 pessoas com mais de 16 anos de idade, no período de 4 a 8 de agosto, em 135 municípios

postado em 02/10/2014 18:33
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostra que a maioria dos eleitores não vota em candidatos financiados pelas indústrias do fumo, de armas, álcool e agrotóxicos. O levantamento foi encomendado pela organização não governamental (ONG) Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde.

De acordo com a pesquisa, 92% dos entrevistados responderam que não apoiam candidatos que recebam recursos de indústrias de armas. Em seguida, aparecem as indústrias de tabaco e de álcool (89% cada) e agrotóxico, setores bancário (58%) e automobilístico (53%). A pesquisa ouviu 2.013 pessoas com mais de 16 anos de idade, no período de 4 a 8 de agosto, em 135 municípios.

A sondagem mostra ainda que 79% dos consultados consideram importante saber quem são os doadores de recursos para as campanhas eleitorais, porém 70% desconhecem qualquer informação a respeito. ;É preciso que haja uma maior transparência;, defendeu Paula Johns, diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde.

Para a diretora, a pesquisa aponta que o eleitorado ;tem uma consciência crítica sobre como essas empresas acabam influenciando as políticas públicas, as pessoas que elas elegem como seus representantes;. Na avaliação dela, há uma conscientização da população de que, se essas empresas estão financiando candidatos, é porque têm interesses próprios que querem que eles defendam.



Os setores que apresentaram os menores índices de rejeição pelos eleitores, em termos de financiamento à campanha de candidatos, foram os de confecções (44%) e de alimentos (38%).

Paula Johns destaca que ;é muito difícil fazer esse rastreamento [da origem dos recursos recebidos pelo candidato]; . Isso se explica, segundo ela, porque as doações são feitas aos partidos. ;O perfil de doação é para o diretório do partido e isso faz com que se diluam os laços entre a doação e o candidato;.

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