Eleições 2014

PSDB entra na Justiça contra a candidata à reeleição Dilma Rousseff

Partido quer que o TSE apure uso eleitoral dos Correios pela campanha da petista

Pedro Rocha Franco
postado em 03/10/2014 08:46
O coordenador jurídico do PSDB, Carlos Sampaio, e o advogado Rodolfo Viana apresentam documentos
A campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ajuizou nessa quinta-feira (3/10) duas ações nos tribunais eleitorais para que sejam investigadas as denúncias de abuso de poder e uso da máquina pública para favorecer as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) à reeleição e de Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas Gerais. A cúpula tucana acusa os petistas de terem usado os serviços dos Correios para a distribuição de material de campanha da candidata à reeleição, além de não terem sido distribuídos todos os panfletos de Aécio e do candidato do partido ao governo de Minas, Pimenta da Veiga.

[SAIBAMAIS]A suspeita em relação ao uso do aparato dos Correios teve início a partir de denúncias dos sindicatos dos carteiros de São José do Rio Preto (SP) e de Campinas (SP) de que teriam sido entregues 5,8 milhões de cartas no interior de São Paulo sem o CNPJ e o nome da candidata da campanha petista. Outro problema teria sido quanto à não entrega da totalidade do material tucano em Minas. Na correspondência, Aécio recorda o avô Tancredo Neves e fala do suposto abandono do estado submetido pelo governo federal e pede o voto dos mineiros.


A campanha de Aécio teria contratado o serviço de mala direta para 5,63 milhões de domicílios, o que significa quase a totalidade de Minas. Até 10 de setembro, deveria ter sido entregue todo o material. ;Acompanhamos a finalização da entrega em 400 municípios, equivalente a 4,2 milhões de objetos, representando uma amostra de 84% do total de objetos enviados;, diz e-mail assinado por uma gerente regional dos Correios, anexado pelos advogados à ação. Um segundo lote de 5,63 milhões de panfletos deveria ter sido entregue até a última semana de setembro. Até o dia 22 daquele mês, 80% tinham sido entregues, segundo os Correios, antes do término do prazo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação