postado em 03/10/2014 15:34
Um a cada 100 brasileiros diz que vai votar neles, mas quando o tema nas redes sociais são eleições, eles são estrelas. Apesar de lutarem por módicos pontos percentuais nas pesquisas de intenções de votos, Luciana Genro, Levy Fidelix e Eduardo Jorge foram os candidatos mais mencionados no Facebook e Twitter durante o debate da Rede Globo na noite dessa quinta-feira (2/10).
[SAIBAMAIS]No Twitter, considerando os principais termos e hashtags relacionados ao debate, foram enviados mais de 3,1 milhões de mensagens entre as 19h50 de domingo (29/10) e 1h30 da madrugada desta sexta (3/10). O momento de maior interação no Facebook foi quando o os candidatos Eduardo Jorge e Levy Fidelix debateram questões como aborto, homossexualidade, homofobia e drogas. Durante o período, o nome de Eduardo Jorge chegou a ser mencionado a uma taxa de 134 vezes por segundo, enquanto Levy Fidelix, marcou 107 menções por segundo. As cidades que mais "falaram" sobre o debate foram São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Quem fala
De acordo com o Facebook, as eleições brasileiras de julho até agora já passam de 240 milhões de interações, entre comentários, curtidas e compartilhamentos. Ao menos 35 milhões de brasileiros interagiram sobre o tema e os termos mais comentados durante a campanha foram "voto" e "eleição".
Na rede, os usuários entre 18 e 34 anos são os mais ativos. Na sequência, aparecem pessoas entre 35 e 49 anos e, posteriormente, a faixa etária acima de 50 anos.
As cidades que lideraram os comentários, curtidas e compartilhamentos durante a campanha foram São Paulo (SP), seguida de Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).
"Não levante o dedo para mim"
O maior pico de Tuítes por Minuto (TPM) ocorreu aos 00h06, quando Luciana Genro pediu que Aécio Neves não levantasse o dedo para ela, gerando um total de 33.297 TPM. O segundo momento de maior interação foi aquele em que Dilma sorriu quando Aécio foi informado que não poderia perguntar a ela sobre o Custo Brasil, com 32.079 TMP e por último quando Willian Bonner interrompeu os candidatos Aécio e Pastor Everaldo, pendido que eles abordassem a questão sobre previdência, com 31.673 TPM.
Entre as publicações mais retuitadas, se destacam duas mensagens antigas do jornalista e mediador do debate, William Bonner (@realwbonner), que foram retomadas durante o debate: "Na boa: tão rindo do quê?", de 3 de setembro de 2011 e "Por favor, gente! Silêncio! Olha a hora", de 25 de novembro de 2013.