postado em 04/10/2014 08:08
Aguardado pelos candidatos como o que historicamente obtém a maior audiência na corrida presidencial, o debate da TV Globo, exibido na noite de quinta-feira, repercutiu na mídia e nas redes sociais pelo embate tenso entre os presidenciáveis. O confronto recebeu o dobro da audiência dos anteriores e gerou picos de comentários na internet. Colunistas de política avaliaram positivamente o debate. Para eles, aproveitando a subida nas pesquisas, Aécio Neves (PSDB) se saiu melhor que Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).
Em comentário à Rádio CBN, o jornalista Kennedy Alencar destacou que a disputa pelo segundo lugar entre Aécio e Marina contribuiu para esquentar o último debate do primeiro turno. ;No balanço geral das trocas de acusações entre Dilma, Aécio e Marina, o tucano foi o que se saiu melhor no debate da TV Globo;, apontou. Para ele, o sucesso do senador nos ataques é fruto do crescimento do desempenho dele nas pesquisas, que apontam empate técnico com a candidata do PSB. Apesar de destacar Aécio, Kennedy diz que Marina e Dilma não foram mal.
O jornalista registrou ainda que Dilma mudou a estratégia em relação ao últimos debates. ;Priorizou perguntas para o tucano. Já há no PT quem prefira enfrentar Marina a Aécio na segunda etapa, porque a candidata do PSB se enfraqueceu.; Kennedy destacou ainda as intervenções de Luciana Genro (PSol) e de Eduardo Jorge (PV) como positivas. ;Num debate à parte, os bons destaques foram Luciana Genro e Eduardo Jorge. Luciana e Jorge fizeram bem ao cobrar de Levy Fidelix uma retratação em relação ao discurso homofóbico.;
Colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat também avaliou que Aécio venceu o confronto. ;Aécio Neves, candidato do PSDB, ganhou com folga os dois debates. No da Record, ele enfrentou principalmente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição. No da Globo, mais à vontade, enfrentou Dilma e Marina de uma vez;, registrou. Em seu blog, Noblat destacou pontos do debate, como a troca de acusações entre Dilma e Aécio sobre a Petrobras. ;No meio do debate, pesquisas com grupos de eleitores bancadas pelo PT indicavam que Aécio estava sendo melhor avaliado. Ao fim do debate, era visível a frustração de assessores e correligionários de Marina com o fraco desempenho dela.;
Tucano foi o melhor, aponta enquete
Na opinião dos leitores do Correio Braziliense, o candidato dos PSDB ao Planalto, Aécio Neves, foi o presidenciável que se saiu melhor no debate da Globo, realizado na noite de quinta-feira. O tucano ficou com a preferência de 48,41% dos votantes. Em segundo lugar, aparece Marina Silva, com 18,52%. Dilma Rousseff (PT) vem, na sequência, em terceiro, com 13,95% dos votos. Durante o debate, que foi marcado por acaloradas discussões, Aécio travou embates duros contra Marina Silva e contra Dilma Rousseff. Quando estava frente a frente com a candidata petista, o tucano lembrou os recentes escândalos na Petrobras e nos Correios.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique