Eleições 2014

Cerca de 9 mil policiais farão a segurança dos locais de votação no DF

Ao todo, 7.458 policiais militares atuarão em um raio de 100m das zonas eleitorais. O procedimento ocorrerá durante o período de votação. O Detran-DF atuará com 120 agentes, 60 viaturas, três guinchos e duas empilhadeiras. A Polícia Civil contará com 771 policiais e 245 viaturas.

Juliana Contaifer, Nathália Cardim
postado em 04/10/2014 09:57

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos eleitores nos 600 locais de votação do Distrito Federal, no primeiro turno das eleições, cerca de 9 mil agentes estarão nas ruas. Ao todo, 7.458 policiais militares atuarão em um raio de 100m das zonas eleitorais. O procedimento ocorrerá durante o período de votação. Duzentos e noventa e seis bombeiros ficarão posicionados em áreas estratégicas com 72 viaturas para atendimento. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) atuará na fluidez e na segurança do trânsito, com 120 agentes, 60 viaturas, três guinchos e duas empilhadeiras. A Polícia Civil contará com 771 policiais e 245 viaturas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Batista de Oliveira, atenção especial será dada à Zona Oeste da cidade, como Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras, onde há maior quantidade de seções. Para a Operação Eleição 2014, a secretaria ativou, desde o último dia 1;, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR), que foi inaugurado para a Copa do Mundo. ;Com o centro, podemos monitorar em tempo rea, várias áreas do DF. O local é equipado com ferramentas de inteligência e aparelhos tecnológicos de última geração; afirmou o secretário.

Ele explicou ainda que o CICCR terá as atividades potencializadas na garantia da segurança do pleito, a exemplo do que ocorreu nos 32 dias do Mundial. Os agentes de segurança e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) trocarão informações, em tempo real, com a polícia. As forças de segurança de 26 estados e do DF estarão interligadas à Justiça Eleitoral para evitar e combater práticas criminosas durante a votação. Para o diretor-geral do TRE-DF Arthur Cezar da Silva Júnior, o planejamento de segurança construído para a eleição é fundamental a fim de reforçar a tranquilidade da população. ;Imaginamos uma eleição extremamente pacífica. Com toda a organização, não tenho dúvidas de que tudo vai dar certo;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação