Eleições 2014

Na véspera da votação, Dilma e Aécio garimpam votos em Minas Gerais

Candidatos fazem campanha em Belo Horizonte e região metropolitana, coração político do segundo maior colégio eleitoral do país.

Bertha Maakaroun/Estado de Minas
postado em 04/10/2014 10:15

Na véspera das eleições gerais, que ocorrem amanhã, a partir das 8h, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) fazem neste sábado, 4, campanha em Belo Horizonte e região metropolitana, coração político do segundo maior colégio eleitoral do país. No garimpo dos votos, as agendas eleitorais de ambos voltam a disputar espaço na Grande Belo Horizonte, a exemplo do que ocorreu há três semanas, quando a campanha de Aécio programou manifestação na Praça do Papa seguida de carreata pela Avenida Afonso Pena e a de Dilma eventos em Nova Lima e na Pampulha.

De olho nas pesquisas eleitorais que mostram tendência de queda de Marina Silva (PSB), os candidatos tucano e petista apostam as fichas na arrancada final. Aécio luta para chegar ao segundo turno e ele, que de setembro para cá teve 13 agendas no estado, reforça a sua presença na capital ao final da campanha. Já a presidente, que nas últimas semanas esteve em eventos de campanha em Ribeirão das Neves e no Aglomerado da Serra, na capital mineira, tenta encerrar a fatura no primeiro turno. Nesse sentido, ela, que pela manhã a princípio estaria no ABC paulista, deixou a tarefa para Lula e trocou a agenda por Minas, segundo depois para Porto Alegre, onde vota amanhã.

[SAIBAMAIS]

Com desembarque previsto para as 9h30 na Base Aérea da Pampulha, Dilma Rousseff será recebida pelo candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, e pelo estafe da campanha petista. Eles vão puxar a caminhada de apoiadores ao longo da Avenida Afonso Pena, em direção à Praça Sete. Este é um ato que em geral marca o encerramento das campanhas do PT em Belo Horizonte.

Embalado pela chance de chegar ao segundo turno, Aécio Neves investe em quatro carreatas na região metropolitana, reunindo líderes, prefeitos, vereadores e apoiadores. O tucano começa por Santa Luzia às 9h30. Após percorrer a Região Central da cidade, ele se deslocará em helicóptero para Ribeirão das Neves. Outro grupo de apoiadores aguardará o tucano para nova carreata. Na sequência, Aécio ainda percorre, por volta das 11h30, o Centro de Contagem e encerra o ato de campanha na vizinha Betim.

Com 15.248.681 eleitores, Minas Gerais concentra 10,7% do eleitorado do país, de 142.822.046. Caixa de ressonância no estado, a região metropolitana abriga um quarto dos eleitores. Em Belo Horizonte são 1.911.142 eleitores. Na reta final, as duas campanhas percebem potencial de crescimento em Minas. São votos que poderão ajudar a encerrar a disputa no primeiro turno, ou, como quer Aécio, levá-lo ao segundo turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação