De acordo com informações do primeiro balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral neste domingo (5/10), o único estado onde ocorrências relacionadas às eleições foram registradas até o momento foi o Maranhão. Às 1h40 quatro urnas foram danificadas na capital São Luis, depois que pessoas atearam fogo em uma seção eleitoral no Centro de Ensino Cecília Meireles. No centro de Ensino Roseno de Jesus, uma urna foi queimada durante a madrugada.
Segundo o órgão, em todos os casos de urnas danificadas, elas já foram substituídas. Além disso, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi queimada em Santa Catarina. O estado passa por uma onda de violência que teve início no dia 26 de setembro e recebeu o reforço de 25 tropas federais, cujo pedido de ajuda foi aprovado ontem. O TSE afirma que o ataque tem relação com as eleições. No total, 279 localidades espalhadas pelo país solicitaram auxílio de forças federais para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O governo federal também presta ajuda logística, como com transporte e deslocamento de urnas, em 90 municípios. Apenas no Amazonas uma aeronave não conseguiu levantar vôo ontem por problemas climáticos. Por volta das 10h de hoje, o avião decolou para entregar as três urnas que faltavam em lugares de difícil acesso.
No início desta manhã, 582 urnas tiveram de ser substituídas, o que representa 0,12% do total de 428.894 máquinas em funcionamento. Apenas uma seção no Rio Grande do Norte opera com votação manual.