Marcello Oliveira
postado em 05/10/2014 19:54
As votações ainda nem tinham começado neste domingo no Brasil quando elas foram encerradas na Nova Zelândia, o primeiro país a iniciar o processo eleitoral para presidente no primeiro turno.[SAIBAMAIS]Dos 900 eleitores brasileiros aptos a votar no país da Oceania, apenas 75 compareceram. Segundo o embaixador do Brasil na Nova Zelândia, Eduardo Gradilone, o que pode ter impedido um maior comparecimento às urnas é a distância, já que foram disponibilizadas apenas duas urnas na Embaixada do Brasil na capital neozelandesa, deixando Auckland, a maior cidade do país e que concentra o maior número de brasileiros, de fora do processo eleitoral. ;Já estamos estudando ampliar o número de seções eleitorais aqui na Nova Zelândia com apoio do Corpo Consular em Auckland para as próximas eleições do Brasil;, disse o embaixador por telefone. As duas urnas eletrônicas foram enviadas na semana passada por meio de mala diplomática.
Os 75 residentes brasileiros na Nova Zelândia que votaram, compareceram à Embaixada ao longo do dia e as duas sessões contaram com três mesários brasileiros cada. Uma delas é a cantora mineira Alda Rezende, que mora na Nova Zelândia há 10 anos e trabalha com música brasileira e a mescla com a maori em conjuntos musicais. Ela foi convidada pela Embaixada para assumir a mesa. ;Foi bem curioso ser mesária nessas eleições pois a comunidade brasileira aqui (em Wellington) é bem pequena e todos se conhecem e como todos os mesários são amigos, foi pura diversão;, comenta.
Leia mais notícias em Eleições
Na Nova Zelândia, o candidato Aécio Neves liderou a votação com 37 votos, seguido por Marina Silva, com 17 votos e Dilma, com 13. Eduardo Jorge e Luciana Genro ganharam dois votos cada um.