O governador de Rondônia e candidato à reeleição, Confúcio Moura (PMDB), disputará o segundo turno da eleição com o candidato do PSDB, Expedito Júnior, no próximo dia 26. Confúcio Moura nasceu na cidade de Dianópolis, em Tocantins, em 16 de maio de 1948. Ele é formado em medicina. Já foi policial militar por nove anos. Iniciou sua carreira política em 1994, quando se elegeu deputado federal.
[SAIBAMAIS]Confúcio Moura se reelegeu deputado em 1988 e em 2002. Em 2004, foi eleito prefeito de Ariquemes, quando deixou a Câmara dos Deputados para chefiar o executivo da sua cidade. Ele foi reeleito para um novo mandato em 2008, mas em 2010 renunciou ao cargo e se candidatou a governador do Estado e venceu o pleito em segundo turno.
O tocantinense concorre a um mais um mandato de governador pela coligação Rondônia no Caminho Certo, formada pelo PMDB, PDT, PSB, PTN, PTB, PCdoB, PRTB, PSL e PRP. Disputa o cargo de vice-governador pela coligação Daniel Pereira.
O candidato Expedito Júnior nasceu em Guararapes (SP), em 10 de junho de 1963. É professor de ensino médio e começou na carreira política aos 21 anos, quando foi eleito vereador de Rolim de Moura (RO), na primeira eleição do município. Em 1986, Expedito Júnior foi eleito deputado federal, mas só exerceu o cargo por seis meses. Foi reeleito deputado federal em 1994 e em 1988.
Em 2006, Expedito Júnior foi eleito senador por Rondônia. Ficou no cargo por três anos, quando teve mandato cassado sob acusações de compra de votos e abuso de poder econômico. Em 2010, ele tentou se candidatar ao governo do estado, mas foi impedido pela Lei da Ficha Limpa. Ficou inelegível até o último dia 1; de outubro, mas hoje concorreu à eleição de forma legível.
Expedito Júnior disputa o governo de Rondônia pela coligação Frente Muda Rondônia, formada pelo PSDB, PSDC, PSD, PEN, PHS, PSC, PMN, PTdoB, PRB e DEM. Disputa o cargo de vice-governador pela coligação Neodi Carlos.