Iracema Amaral/Estado de Minas
postado em 05/10/2014 20:31
Com mais de 98,8% dos votos apurados, até 19h59, o ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia é eleito senador pelo estado. Anastasia tem 56,72% dos votos, contra 40,21%. Margarida Vieira (PSB) obteve 2,12%. os demais cinco candidatos ao Senado por Minas Gerais não obtiveramNo comitê central de campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), no antigo Hotel Del Rey, no Centro de Belo Horizonte, militantes comemoram a eleição de Anastasia.
Perfil
Antonio Anastasia é graduado em direito pela Universidade Federal de Minas. Formado em 1983, ele recebeu o prêmio de Barão do Rio Branco de melhor aluno daquele ano. Também na UFMG recebeu o título de mestre em direito adminsitrativo. Em 1993, prestou concurso público para o cargo de professor da Faculdade de Direito da UFMG, onde passou a lecionar Direito Administrativo. Ele também trabalhou na Fundação João Pinheiro com técnico logo após se graduar na UFMG.
Ele também exerceu os cargos públicos de secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, secretário estadual de Cultura, secretário estadual de Recursos Humanos e Administração, e de presidente da Fundação João Pinheiro, todos na administração pública do estado de Minas Gerais durante o governo Hélio Garcia (1991-1994).
No governo federal, exerceu os cargos de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça. Foi ministro interino do Trabalho, no governo Fernando Henrique Cardoso, de 31 de março a 6 de abril de 1998.
No primeiro mandato do governador mineiro Aécio Neves (2003 ; 2006), acumulou os cargos de secretário de Estado de Planejamento e Gestão e secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Em 2006, na disputa à reeleição de Aécio, ele foi eleito vice-governador. Em abril de 2010, com a desincompatibilização de Aécio para disputar o Senado, Anastasia assumiu o governo de Minas. No mesmo ano, ele é reeleito para o cargo na disputa eleitoral daquele ano.