Eleições 2014

Fernando Pimentel leva o PT ao Palácio da Liberdade, em Minas Gerais

No segundo turno da eleição presidencial, o governador eleito promete entrar em campo "como cidadão"

postado em 06/10/2014 06:07
Pimentel quebra uma hegemonia tucana de 16 anos em Minas: maioria no primeiro turno, no rastro da vitória de Dilma no estado
A força do PT em Minas Gerais no pleito para presidente ; dando a Dilma Rousseff, candidata à reeleição, a liderança com 43% dos votos válidos ; ecoou na disputa estadual. Fernando Pimentel é o primeiro petista eleito governador do estado, já no primeiro turno. O resultado tira o cargo das mãos do PSDB, partido que historicamente manteve hegemonia em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, governado pelos tucanos há 16 anos.

Pimentel teve 53% dos votos válidos. O principal oponente, Pimenta da Veiga (PSDB), conquistou a preferência de 41,9% do eleitorado. A vitória do petista vinha sendo apontada nas pesquisas, nas quais ele aparecia cerca de 20 pontos à frente do tucano. Mesmo assim, ao votar, Pimentel evitou cantar vitória. ;Pesquisa boa quem faz é o TRE. Vamos esperar as urnas serem abertas e os votos serem contados. Respeito os votos dos mineiros;, afirmou.

O PT sempre se amparou na ocupação da Prefeitura de Belo Horizonte, por cerca de 20 anos ; até 2012, quando a sigla rompeu com Márcio Lacerda (PSB), que ocupava o posto, para ter um aspirante ao Palácio da Liberdade. Ex-ministro da presidente Dilma Rousseff, Pimentel conseguiu se fortalecer na disputa, em boa parte, diante da fraqueza de Pimenta da Veiga. Embora tenha sido ministro no governo FHC, o tucano estava afastado da política desde 1998, tornando-se um nome de pouco apelo entre o eleitorado.

Nem o apoio de Antonio Anastasia (PSDB), que deixou o governo mineiro para concorrer ao Senado, fez Pimenta da Veiga decolar. Em contrapartida, Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sair candidato e, durante a corrida eleitoral, teve a presença da presidente Dilma Rousseff nos atos de campanha. Só na última semana, Dilma participou de três atividades com Pimentel nas ruas da capital mineira.



Ontem à noite, Pimentel comentou a vitória nas urnas, dizendo que o resultado é uma prova de que o estado ;não tem dono, não tem rei , não tem imperador;. ;Minas Gerais disse que quer um governo mais próximo das pessoas, mas atento à visão real. Esse foi o recado das urnas;, afirmou o petista. A transição, segundo ele, será feita separadamente da ;questão partidária;. Sobre a campanha da presidente Dilma no segundo turno, afirmou: ;Vamos respeitar o voto dos mineiros. O governador de Minas não vai participar da campanha, mas sim os cidadãos Pimentel e Antônio (o vice-governador eleito, Antonio Andrade);.

Senado

O ex-governador Antonio Anastasia foi eleito senador com 56,7% dos votos válidos, contra 40,1% alcançados por Josué Alencar (PMDB), filho do vice-presidente da República José Alencar, morto em 2011. A terceira colocada, Margarida Vieira (PSB), teve apenas 2,12%. Militantes comemoraram a vitória de Anastasia no comitê central de campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), no antigo Hotel Del Rey, no centro de Belo Horizonte. A vitória do tucano era esperada, de acordo com as pesquisas eleitorais.

[SAIBAMAIS]Anastasia consolidou o próprio nome em Minas ao receber o governo das mãos de Aécio, em março de 2010, quando o titular se afastou para disputar o Senado e, ao mesmo tempo, dar espaço ao vice para se tornar conhecido entre a população. Em outubro daquele ano, Anastasia conseguiu ser reeleito. Ele deixou o cargo em abril deste ano para se lançar ao Senado. Antes, atuou na elaboração do programa de governo do presidenciável tucano, que na reta final da campanha ultrapassou Marina Silva (PSB) e conquistou o lugar para enfrentar Dilma no segundo turno.


Minas GeraisUrnas apuradas: 100%
Candidato % dos votos válidos

Fernando Pimentel (PT) 52,98
Pimenta da Veiga (PSDB) 41,89
Tarcisio Delgado (PSB) 3,90
Fidélis (PSol) 0,67
Tulio Loopes (PCB) 0,26
Eduardo Ferreira (PSDC) 0,23
Cleide Donaria (PCO) 0,07

Brancos 8,57
Nulos 8,36
Abstenção 20,02

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação