postado em 06/10/2014 06:17
Com a participação ativa da família de Eduardo Campos na campanha, o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Paulo Câmara, foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno, com mais de 68% dos votos válidos e larga margem sobre o segundo colocado, Armando Monteiro (PTB), que obteve 31%. A virada nas pesquisas começou com a morte do ex-governador e presidenciável, em 13 de agosto. Afilhado político de Campos, de perfil técnico e desconhecido do eleitorado, Câmara disparou e não deu chances a Monteiro, que largara na frente, com apoio do PT.O agora governador eleito acompanhou a viúva do ex-governador, Renata Campos, que votou junto com os cinco filhos. ;Todo mundo está pensando nele (Campos), com certeza;, afirmou Renata ao sair da votação. O irmão do presidenciável, o advogado Augusto Campos, disse que ;Eduardo foi o grande eleitor em Pernambuco;. O PSB também elegeu o senador Fernando Bezerra, com votação igualmente arrasadora: 64,16%, contra João Paulo (PT), que começara como favorito, mas saiu das urnas com apenas 35%.
Ao longo do dia, foram registradas oito detenções por porte de arma de fogo, compra de voto e fotos tiradas no momento da votação. O TRE contabilizou 33 ocorrências de boca de urna.
Outros problemas, como trânsito, longas filas e urnas quebradas, também marcaram o dia. A estreia do processo de biometria causou transtornos. Muitas urnas apresentaram problemas e as filas se estenderam pelas seções eleitorais.
De acordo com balanço do TRE/PE, das quase 19 mil urnas espalhadas pelo estado, 295 apresentaram problemas e precisaram ser trocadas. Desse total, 134 foram casos referentes à biometria. Segundo Robson Rodrigues, diretor geral do TRE, o número de urnas trocadas ficou dentro do esperado, correspondente a 1,48% do total. ;Isso significa que a nossa eleição está mais do que na normalidade. Esses números não são surpresa para o TRE.;
A Secretaria de Defesa Social (SDS) não publicou a portaria que proibia a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no estado. Com isso, comerciantes autonômos e bares passaram o dia vendendo bebidas normalmente.
Pernambuco
Urnas apuradas: 99%
Candidato % dos votos válidos
Paulo Camara (PSB) 68,09
Armando Monteiro (PTB) 31,05
Zé Gomes (PSol) 0,63
Jair Pedro (PSTU) 0,12
Miguel Anacleto (PCB) 0,07
Pantaleão (PCO) 0,04
Brancos 7,1
Nulos 9,5
Abstenção 16,5