Naira Trindade
postado em 08/10/2014 06:10
Entrando novamente no ritmo da campanha rumo à Presidência da República, os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) começaram a definir os palanques nos 14 estados onde haverá disputa de segundo turno para governador. Apesar de o cenário ainda estar em construção, com as executivas dos partidos costurando as alianças, os presidenciáveis devem encontrar equilíbrio ao receber apoio nas unidades da Federação. [SAIBAMAIS]Pelo menos nove candidatos ao governo já acenaram apoio ao senador mineiro na corrida ao Palácio do Planalto. A adversária Dilma Rousseff conta com 11 candidatos. Mas o número de aliados de ambos ainda pode aumentar. Oito concorrentes ainda não indicaram quem vão ajudar a conquistar o eleitorado. Em alguns estados, os adversários preferem se manter neutros para evitar desgastes políticos.
Hoje, no segundo dia de campanha, a presidente Dilma se reúne com o candidato Ricardo Coutinho (PSB) para ampliar a aliança na Paraíba. Será o primeiro ponto de parada da petista pelo Nordeste. No roteiro, Dilma listou outras quatro capitais que deve percorrer nos próximos dias. A intenção é reforçar o eleitorado que conquistou no primeiro turno, quando obteve quase 60% dos votos na região.
A sucessora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu na maioria dos estados nordestinos, à exceção de Pernambuco, onde triunfou Marina Silva. A socialista herdou os votos do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto, em meio à campanha presidencial.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.