postado em 08/10/2014 06:03
Depois de o governador Agnelo Queiroz (PT) ser derrotado nas urnas e anunciar que cada legenda da coligação Respeito por Brasília estava livre para decidir sobre negociações para o segundo turno, dois partidos declararam apoio a Jofran Frejat (PR). Ontem, representantes do Partido Ecológico Nacional (PEN) e do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) promoveram uma reunião para anunciar a união com o aliado de José Roberto Arruda (PR). Entre os novos apoiadores, está o ex-secretário de Justiça Alírio Neto, presidente regional do PEN. Frejat garantiu que outros integrantes da coligação do governador sinalizaram apoio.
O encontro, no fim da tarde de ontem, ocorreu no Guará, no comitê de Alírio Neto. Ex-secretário de Justiça da gestão petista, Alírio estava acompanhado do presidente do PHS no DF, Lucas Kontoyanis. Apesar de ter conquistado 78.945 votos, Alírio não conseguiu ser eleito para a Câmara dos Deputados. Durante o discurso, disse que decidiu apoiar Frejat por acreditar nas propostas do candidato do PR. Nos bastidores, o que se fala é que o policial civil almeja voltar à secretaria. O ex-diretor do Procon Todi Moreno também participou do encontro de apoio.
Leia mais notícias Eleições 2014
PEN e PHS conquistaram aproximadamente 180 mil votos no último domingo. A expectativa dos líderes das duas siglas é que o número beneficie a candidatura de Frejat. O candidato do PR ao governo do Distrito Federal (GDF) agradeceu o apoio e ressaltou a importância dos votos recebidos pelas duas legendas. ;São pessoas competentes, sérias, que entenderam que somos a melhor solução. Para a negociação, só exigiram que cumpríssemos o plano de governo, porque acham que é o melhor;, afirmou Frejat.
O candidato disse que outras legendas, inclusive da coligação Respeito por Brasília, sinalizaram apoio. ;Alguns partidos da base do Agnelo já haviam aderido. Mas nós vamos aguardar porque há muitas coisas acontecendo nos bastidores para aumentar nosso potencial;, comentou Frejat. Na avaliação dele, é nesta semana que começa, de fato, a corrida para a disputa do Palácio do Buriti. ;Só tive 20 dias até o primeiro turno, agora que vou ter tempo para começar a campanha.;
PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) discute internamente que rumo seguir em Brasília. ;Estamos avaliando os planos de governo dos dois candidatos para ver qual mais se aproxima do nosso. A ideia é colocar propostas nossas para os dois grupos e saber quem pode incorporá-las aos planos", disse Luiz Pitiman, candidato tucano ao GDF.
Até o fim da tarde de ontem, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) e o Partido Verde (PV), que estavam com Agnelo Queiroz, permaneciam com a situação indefinida. O Partido Progressista (PP) também ainda não bateu o martelo sobre qual candidato apoiar. No entanto, o deputado distrital Paulo Roriz (PP), que não conseguiu um novo mandato nas urnas, tende a caminhar com Frejat, enquanto que o reeleito Dr. Michel (PP) tem aproximação com o grupo de Rodrigo Rollemberg (PSB).
78.945
Votos que Alírio Neto (PEN) teve para a Câmara dos Deputados