Eleições 2014

Dilma assina compromisso com o Projeto Presidente Amigo da Criança

A presidenta comentou ainda o anúncio da candidata derrotada à Presidência da República Marina Silva que declarou apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves

postado em 12/10/2014 17:02
Em campanha pela reeleição, a presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (12) o Termo de Compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança. Com isso, a candidata se comprometeu com uma série de metas estabelecidas pela campanha lançada pela Fundação Abrinq. A plataforma foi dividida em cinco eixos, que incluem metas nas áreas de saúde, educação, proteção e investimentos.

Ao assinar o termo, Dilma destacou os avanços do governo na proteção das crianças e adolescentes. A presidenta citou os últimos dados Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que mostram que o Brasil atingiu a meta de reduzir pela metade o número de pessoas subnutridas.

;Quem está saindo do Mapa da Fome são crianças também. Porque, por todos os critérios, a fome tinha um rosto. Era o rosto infantil. Tinha menos disponibilidade de renda no Brasil para crianças do que para os mais velhos;, ressaltou. ;Por isso que nós focamos o Bolsa Família nas crianças. Nós tivemos mais de 8 milhões de crianças e adolescentes saindo da extrema pobreza;, acrescentou.

Sobre a redução da mortalidade infantil, um dos temas abordados pelo compromisso, Dilma também destacou resultados favoráveis alcançados nos últimos anos. ;O Brasil tem tido uma evolução muito boa nessa área. Nós saímos de 23,9 crianças mortas por mil nascidos vivos para 16 em 2010. Em 2013 para 14,6 [mortos por mil nascidos vivos]. Uma grande queda;, ressaltou. O termo estabelece a meta de que a mortalidade infantil caia para 11,3 para cada mil nascidos vivos até 2018.

A presidenta comentou ainda o anúncio da candidata derrotada à Presidência da República Marina Silva que declarou apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves. ;Eu acho que essa opção é compreensível. Porque a proximidade maior que ela tem é com o programa econômico do Aécio. E tem menos proximidade, de fato, com o programa social do meu governo;, analisou.

Leia mais notícias no especial Eleições 2014

Dilma disse, no entanto, que o apoio de Marina não significa que os eleitores da candidata do PSB optaram pelo tucano. ;Eu não acredito que haja uma transferência automática de votos para ninguém;, enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação