Eleições 2014

Carlos Siqueira é eleito por aclamação como novo presidente do PSB

Próximo a Campos, Siqueira deixou campanha quando Marina assumiu candidatura

Daniela Garcia
postado em 13/10/2014 16:08
A Executiva Nacional do PSB confirmou Carlos Siqueira como novo presidente do partido. A chapa única para o comando da legenda, encabeçada pelo ex-primeiro-secretário geral da sigla, foi aclamada por unanimidade, nesta segunda-feira (13/10), em reunião na capital da República.

[SAIBAMAIS]Siqueira substitui Roberto Amaral, que assumiu o cargo após a morte de Eduardo Campos, em 13 de agosto. Siqueira assume o posto depois de ter abandonado a equipe de campanha peessebista à Presidência, no primeiro turno, quando Marina Silva assumiu a cabeça de chapa no lugar de Campos.

Em discurso, Siqueira exaltou os grandes três líderes do partido: Miguel Arraes, Roberto Amaral e Eduardo Campos, e ressaltou o apoio do PSB a Aécio Neves, no segundo turno. "Adentramos o atual certame eleitoral propondo uma alternativa real autêntica de alternância democrática de poder. Alternativa essa que uma tragédia interrompeu."

Como vice-presidente da Executiva, assume Paulo Câmara, recém-eleito governador de Pernambuco, no primeiro turno. Há ainda nomes como o do deputado federal Beto Albuquerque (RS), vice-presidente de Relações Governamentais, e o do senador João Capiberibe (AP), vice-presidente de Relações Interpartidárias. A nova Executiva tem ao todo 37 membros e foi aclamada por unanimidade.

Apoio
Roberto Amaral não compareceu à reunião no Hotel Nacional. Ele discordou do apoio manifestado pela legenda a Neves na disputa do segundo turno à Presidência. Candidato a vice na chapa de Marina, Albuquerque criticou a postura de Amaral, que inclusive divulgou uma carta contradizendo a escolha da legenda para o segundo turno. "Quem tem força partidária faria uma outra chapa. Quem não tem força, não faz", provocou, em referência à eleição da executiva e à ausência de Amaral.



Júlio Delgado (MG), deputado federal, também criticou o ex-presidente da sigla. "Não dá para ficar assim, desrespeitando a posição do partido. Os insatisfeitos que se retirem da executiva", atacou.

Dois meses

Na noite desta segunda será celebrada uma missa em lembrança do líder pernambucano Eduardo Campos, na igreja São Miguel Arcanjo, na Asa Norte, às 19h. A viúva de Campos, Renata, estará na cerimônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação