O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) lacrou na tarde desta terça-feira (14/10), no Galpão localizado no Setor de Garagens Oficiais, quatro urnas eletrônicas que serão remetidas ao exterior para a votação do segundo turno. Elas vão substituir esqipamentos que não funcionaram adequadamente no primeiro turno.
As urnas serão enviadas para três localidades: duas para Boston (EUA), uma para Bruxelas (Bélgica) e outra para Cidade do Leste (Paraguai).
No primeiro turno, 919 urnas seguiram para 92 países, carregadas com os dados dos eleitores brasileiros e dos candidatos à Presidência da República. Porém, alguns equipamentos acabaram danificados durante o trajeto do Brasil para os demais países. O transporte será feito pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Mala Diplomática. As urnas eletrônicas serão colocadas em recipientes e etiquetadas como Diplomatic Pouch Brazil.
Diminuição
Em relação às eleições gerais de 2010, houve redução no número de urnas substituídas. O secretário de Tecnologia e Informação Ricardo Negrão disse que "em 2010, foi (necessário substituir) nove urnas e agora apenas quatro". A partir de amanhã (15/10), terá início o carregamento e a lacração das urnas a serem usadas, no segundo turno, por quem for votar no Distrito Federal: 1.897.677 pessoas. No total, serão 599 locais de votação.