postado em 14/10/2014 23:22
Temas bastante discutidos na campanha presidencial deste ano, a economia e a inflação abriram o segundo bloco do debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Aécio pediu que Dilma reconhecesse os erros do governo na condução da economia, enquanto a petista criticou o nome anunciado pelo tucano para o Ministério da Fazenda.[SAIBAMAIS]Ao questionar Dilma, Aécio lembrou da recente sugestão de um secretário do Ministério da Fazenda, de que as pessoas deveriam parar de comer carne e passar a comer ovo para controlar a inflação. "Essa é a politica economica para o controle de inflação do seu governo?", atacou. "Não é a hora de reconhecer os equívocos e falhas? Não é vergonhoso admitir os erros, reconhecer que falhou na condução da economia", completou Aécio.
"O meu governo garantiu neste período uma inflação controlada, dentro dos limites da meta", respondeu Dilma. Ela atribuiu a alta da inflação a flutuações sazonais no preço de alimentos e de energia. Depois de se defender, a petista também atacou. "Acredito que o senhor esqueceu o que ocorria no governo FHC". Dilma partiu então para ataques a Armínio Fraga, já anunciado como ministro da Fazenda em uma eventual vitória de Aécio. "O senhor indicou um ministro que por duas vezes deixou a inflação superar o limite superior da meta". "Diante de uma grave crise, mantivemos empregos, salários, e continuamos investindo", completou, criticando o desemprego da era FHC.
"Candidata, a senhora olha pra mim e enxerga o presidente FHC; me sinto honrado", rebateu Aécio com ironia. Ele lembrou da inflação de 916% quando FHC assumiu. "A senhora disse que a inflação está sob controle, a não está. A herança será muito ruim para o próximo sucessor", alfinetou.
"Como é que você quer que eu acredite que com a mesma receita e o mesmo cozinheiro, vocês vão fazer um prato diferente? Vocês gostam de cortar e sempre cortam empregos e salários", continuou Dilma na tréplica.