Eleições 2014

Para se defender de acusações, Aécio Neves inaugura o "mentiorômetro"

Para ele, os brasileiros estão vendo "algo inusitado" nessa campanha eleitoral que é a presidente se apresentar como a candidata do novo

postado em 15/10/2014 06:02
Com a bandeira de que é o único presidenciável ;da mudança e da transformação;, o candidato do PSDB, Aécio Neves, disse ontem que o governo do PT está ;assustadíssimo; com a possibilidade de perder o cargo e tem apelado para o que chamou de calúnias e difamações. Para se vacinar contra os ;absurdos;, o candidato lançou ontem o ;Mentirômetro; no seu site. ;São tantas mentiras, são tantos absurdos que a campanha adversária vem fazendo nessa campanha, que não dá tempo sequer de desmenti-los pessoalmente;, justificou.

O tucano afirmou ainda que o desespero dos que estão ;vendo que a mudança chegou não tem limites;. ;Fizeram isso com o Eduardo Campos, depois foram calúnias absurdas contra Marina Silva, e agora contra mim. A cada mentira, meu couro endurece. A cada momento, eu tenho mais determinação de encerrar esse ciclo de governo;, emendou.

Em coletiva de imprensa na tarde de ontem, em São Paulo, antes de participar de um debate televisivo com a candidata à reeleição Dilma Rousseff, o tucano criticou o slogan da presidente de mais mudanças. Para ele, os brasileiros estão vendo ;algo inusitado; nessa campanha eleitoral que é a presidente se apresentar como a candidata do novo. ;Há que se perguntar o seguinte: então porque é o candidato da continuidade se nós temos dois candidatos da mudança;, questionou.

Ele disse ainda que a palavra que mais tem ouvido nessa campanha é libertação e que ;as pessoas querem se ver libertas das amarras de um governo que não respeita a democracia e que está levando o Brasil à pior equação econômica das últimas décadas, com inflação voltando a sair do controle;. De acordo com ele, o governo atual está dividindo o Brasil de forma rancorosa, ;entre nós e eles, entre Norte e Sul, entre Nordeste e Sudeste;.

Apoio
O candidato aproveitou o espaço para destacar que recebeu o apoio da ex-presidenciável do PSB, Marina Silva, derrotada no último dia 5. ;Sou um homem extremamente feliz por ter recebido o apoio da Marina como eu recebi de forma espontânea e refletida;, pontuou. Ele disse saber que a decisão não deve ter sido fácil, ;já que ela representa um conjunto de pensamentos na sociedade que não era o mais próximo a nós, mas tomou uma decisão em favor do Brasil;.

Garotinho vira réu por calúnia
O Supremo Tribunal Federal abriu ontem uma ação penal contra o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) pelo crime de calúnia. O parlamentar acusou o delegado Cláudio Ferraz de ter arquivado um inquérito sobre a Prefeitura de Rio das Ostras (RJ) após ter sido supostamente pressionado por integrantes do PMDB. O delegado foi inocentado da acusação. A ministra Rosa Weber, que relata o caso, defendeu a abertura da ação para saber se Garotinho acusou o delegado somente para prejudicá-lo ; o que caracterizaria a calúnia. A defesa de alega que Garotinho tem imunidade parlamentar e que, portanto, não pode ser punido por proferir opiniões.

Propaganda do ;carne por ovo; é mantida pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido de liminar para suspender o programa do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, questionado pelo PT. Na inserção, a campanha tucana apresenta uma declaração do secretário de Política Econômica do governo, Márcio Holland, que diz que o povo deveria trocar carne bovina por frango e ovos. A peça simula o pedido de carne de uma cliente no açougue e o vendedor entrega a ela uma dúzia de ovos (foto). A coligação da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, alega que a afirmação foi ;deturpada; para simular um ;diálogo jocoso;, querendo dizer que a culpa da inflação é dessas pessoas que comem carne. O ministro Tarcísio Vieira, autor da decisão, disse que o direito de resposta só vale nos casos em que o candidato é ofendido pessoalmente de forma mentirosa. Segundo ele, isso não ocorre, pois, na sua avaliação, a propaganda apresenta a ;exposição de fatos e contundente crítica política;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação