postado em 16/10/2014 19:15
Aécio Neves (PSDB) criticou duramente as políticas de segurança pública implementadas pelos governos petistas. Para o tucano, a raiz da violência crescente no país está ligada ao corte de recursos para a área. Aéciocobrou Dilma de medidas mais eficientes para a área, lembrando que o programa "Crack, é possível vencer", por exemplo, não atingiu sequer 40% das metas.Dilma defendeu as iniciativas empenhadas ao longo dos últimos quatro anos, enfatizando a política de combate à violência contra os jovens. "Então fracassou, candidata", disse Aécio sobre os programas listados por Dilma. "Infelizmente, do orçamento do Ministério da Justiça, que já não é grande coisa, não foi executado nem a metade. A Polícia Federal tem o menor orçamento de investimento dos últimos cinco anos, a Polícia Rodoviária Federal está suceteada, as Forças Armadas não tem tido atenção do seu governo", listou Aécio.
Dilma valorizou então o modelode integração das polícias e Forças Armadas empregado durante a Copa do Mundo 2014. "Tivemos uma ótima experiência nos 12 estados da Copa, construindo coordenações de combate conjunta à violência", ressaltou.
"Vou liderar pessoalmente uma política nacional de segurança, proibindo o contingenciamento dos recursos", prometeu Aécio. O tucano disse ainda que um projeto de sua autoria no Senado que busca justamente proibir o corte de recursos para a segurança tem sido impedido de tramitar por pressão da base petista.