Eleições 2014

Tarifa de R$ 1 volta a polarizar debate entre os candidatos ao GDF

"Sua proposta é demagógica e eleitoreira", disse Rollemberg. Frejat rebateu: "Não tente governar por mim, Rodrigo. Quem vai decidir de onde sairão os recursos sou eu"

postado em 19/10/2014 19:38
Um dos temas mais discutidos em debate televisivo realizado neste domingo (19/10) com os candidatos ao GDF Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR) foi o transporte público no Distrito Federal. O candidato do PR destacou a chamada "Tarifa Frejat", que prevê o valor único de R$ 1 para todos os ônibus em circulação na capital, e foi criticado por Rollemberg. "Sua proposta é demagógica e eleitoreira. Ela aumentará a carga tributária e vai beneficiar os donos das empresas de ônibus", apontou o candidato do PSB. Em resposta, Frejat acusou a campanha de Rollemberg de divulgar que não haveria dinheiro para implementar tal proposta. "Não tente governar por mim, Rodrigo. Quem vai decidir de onde sairão os recursos sou eu", afirmou.

Ainda de acordo com Frejat, a intenção não é aumentar impostos a partir da proposta para o transporte público no DF. "Querermos fazer com que os ônibus voltem a circular e os carros fiquem em casa. Se não tirarmos os carros das ruas, em cinco ou dez anos, Brasília vai parar completamente", disse Frejat, afirmando que a proposta além de melhorar o transporte público também vai solucionar o problema dos congestionamentos. Por sua vez, Rollemberg manifestou ser a favor da tarifa zero para ônibus no Distrito Federal. "Ainda não é possível, mas, em algum momento será", respondeu. Segundo ele, caso seja eleito, proporcionará para a população calçadas adequadas, ciclovias que liguem as cidades, extensão e expansão do metrô e redução dos carros nas ruas. "Temos que pensar na mobilidade urbana como um todo, não apenas nos ônibus", disse Rollemberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação