Os eleitores brasileiros têm mais uma oportunidade de comparar as propostas dos candidatos à Presidência da República. Na noite deste domingo (19/10), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição, se enfrentam em mais um debate em rede de televisão, desta vez promovido pela TV Clube/Record. Diante de um cenário eleitoral apertado, com os dois presidenciáveis tecnicamente empatados, segundo as últimas pesquisas divulgadas, os debates são oportunidades para os adversários conquistarem os eleitores que ainda estão indecisos.
Dilma começou o debate perguntando para Aécio qual é a posição dele sobre a lei do Simples Nacional. o candidato responde: "A nossa relação com o Simples é a mesma de quando o criamos, no governo FHC".
"Muito pessimista sobre o crescimento do Brasil", diz Dilma a Aécio. "Se compararmos o meu governo com o governo do FHC, veremos que invisto mais que o dobro em segurança pública. (...) O Mapa da Violência mostra que de 2002 a 2012 houve um crescimento de 52% no número de homicídios em Minas Gerais, Aécio";
Dilma fala sobre flexibilização da CLT: "Seu partido colocou na pauta a flexibilização da CLT. (...) Quando Lula foi eleito, ele enterrou esse projeto de flexibilização da CLT". Aécio respondeu: "Vamos debater o presente candidata, vamos falar de propostas para o futuro".
Os candidatos também falaram sobre inflação. Quando Aécio mencionou os índices ruins da economia do país, Dilma rebateu: "Vocês jogam pelo quanto pior, melhor. A inflação está controlada, sim".
A respeito dos desvios na Petrobras, Aécio questionou Dilma: "A senhora já não acha mais que houve desvios na Petrobras", disse o candidato do PSDB. A petista respondeu: "Onde estão os corruptos da Pasta Rosa, dos Trens e do Metrô? Todos soltos (...) Eu investigo tudo, Aécio".
Quando Aécio Neves perguntou à candidata Dilma sobre a gestão da Petrobras, ela respondeu: "Vocês não têm a menor moral para falar sobre a Petrobras", afirmou. Ainda sobre a Petrobras, Aécio disse que a candidata tem sido desvalorizada nos últimos anos: "A candidata diz hoje a todos os brasileiros que a Petrobras vai muito bem. Não vai, não".
Os candidatos também debateram sobre o crime organizado no país. Segundo a Dilma Rousseff, durante a gestão do PT, as experiências foram satisfatórias, inclusive em Minas Gerais. Para rebater, Aécio Neves indagou: "A senhora fala dos centros integrados, mas, por que retirou a PF e a PRF deles depois da Copa?".
Aécio se dirigiu ao funcionários dos bancos públicos e disse que eles seriam fortalecidos durante o seu governo, caso ele seja eleito. A resposta foi dada após frase de Dilma: "Aécio, terrorismo é o que faz o seu candidato a Ministro da Fazenda. Se eu fosse funcionária de banco público, eu ficaria desconfiada".
"Infelizmente, os nordestinos ainda não receberam ainda uma gota d;água da transposição do São Francisco", lamenta Aécio.
<--[if gte mso 9]>
<--[if gte mso 10]> <[endif]-->
No terceiro bloco do debate, os candidatos falaram sobre educação. Dilma mencionou a importância de investimentos no ensino superior: "Os senhores sucatearam o ensino superior no Brasil (...). Vocês foram contra o Prouni, que levou 1 milhão de estudantes pobres para as universidades". Por sua vez, Aécio disse que pretende criar mais creches: "Quero fundar a nova escola brasileira (...). Vamos construir as creches que a candidata Dilma não entregou".
<--[if gte mso 9]>
<--[if gte mso 10]> <[endif]-->
Aécio também falou a respeito acusou o governo de Dilma de atrasar a entrega de obras: ;As obras no seu governo não terminam nunca;. Dilma respondeu: ;Fiz em quatro anos o que vocês fizeram em oito;.