Eleições 2014

TSE analisa mais dez pedidos de suspensão de propaganda eleitoral

Fundamentados na orientação do tribunal de fazer uma campanha mais propositiva, ministros tiraram 11 inserções do ar nos últimos quatro dias. O argumento é de que os ataques prestam desserviço ao debate eleitoral

postado em 20/10/2014 12:01
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia esta segunda-feira (20/10) com dez pedidos de suspensão de propagandas de televisão e rádio dos dois candidatos ao Palácio do Planalto, protocolados no fim de semana. Do total de ações, cinco foram impetradas pela coligação da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), quatro pela do candidato Aécio Neves (PSDB) e uma pela TV Bandeirantes contra a presidente. Só nos últimos quatro dias, outras 11 inserções foram suspensas em decisões liminares. Os pedidos têm sido feitos com base na nova jurisprudência do tribunal, segundo a qual o horário eleitoral deve ser propositivo. Na ação de autoria da TV Bandeirantes, a emissora pede a retirada de uma inserção da campanha petista, veiculada de terça-feira a sexta-feira, em que a locução diz que o jornalista Jorge Kajuru foi demitido à pedido do candidato tucano Aécio Neves. A Band alega que a inserção é difamatória. Com o mesmo argumento, a coligação de Dilma pede retirada da propaganda do tucano, na qual a presidente é acusada de mentir demais. Ela também questiona outra inserção do adversário, que diz que o PT está com medo de deixar o governo. A coligação da petista pede ainda uma postura da Justiça eleitoral contra a Rádio Capital e o Instituto de Pesquisas Veritá. Quanto à emissora de rádio, a campanha diz que o radialista Djalma Rodrigues privilegiou o candidato tucano no último dia 15. Sobre o instituto de pesquisa, a coligação pede a apuração de supostas irregularidades na sondagem feita em Minas Gerais. Diferentemente dos pedidos da petista, todas as ações da coligação de Aécio Neves são contra a adversária. O tucano questiona uma inserção veiculada no dia 18, em que a campanha de Dilma usa trechos dos debates do primeiro turno para sustentar a tese que o candidato tem dificuldade em respeitar as mulheres. Em outra ação, ele questiona uma propaganda de rádio, na qual a campanha petista diz que perdeu em Minas Gerais e conduziu a imprensa mineira com mãos de ferro. Outra publicidade questionada pelos tucanos é uma em que são apresentados trechos de debates do primeiro turno onde Aécio confronta a candidata do PSB, Marina Silva, hoje aliada do tucano. A coligação do candidato do PSDB também existe um posicionamento da Justiça Eleitoral com relação a um suposto outdoor instalado na Avenida Paulista, em São Paulo, que difama o candidato. O tribunal proíve o uso de outdoors nas campanhas políticas. Em uma das decisões do TSE proferidas no fim de semana, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, que concedeu liminares à campanha de Dilma, ressaltou que %u201Cataques deste tipo prestam desserviço ao debate eleitoral fértil e autêntico e, em maior escala, à própria democracia".

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