Eleições 2014

Candidatos ao governo do Distrito Federal fazem último debate antes do segundo turno; siga

postado em 23/10/2014 22:02

Nesta quinta-feira, os candidatos ao Palácio do Buriti fazem o último debate antes do segundo turno das eleições 2014. Na corrida pelo governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) leva vantagem com 57% dos votos válidos contra 46% de Jofran Frejat (PR), segundo pesquisa da Datafolha, divulgada na tarde de hoje (23/10). Acompanhe a cobertura do debate com o Correio

23h19

Encerrado o último debate entre os candidatos ao governo do Distrito Federal. Mas os eleitores terão mais uma oportunidade de comparar as propostas dos candidatos, nesta sexta-feira. Às 19h, Rollemberg e Frejat passarão por, com cobertura nos veículos online e impresso do jornal e transmissão ao vivo no Jornal Local 2; edição, da emissora.

23h17

Relembrando sua trajetória profissional, Frejat afirmou que não tem "mais idade para errar", aparentemente relembrando uma fala de seu adversário em debate anterior. "Vou fazer o melhor governo para a capital do meu país. Eu não vou decepcionar", concluiu.

23h16

Frejat finaliza sua participação listando suas promessas para o primeiro dia de governo, caso seja eleito. "No meu primeiro dia de governo, eu vou implantar a tarifa de R$ 1 para passagens de ônibus, vou acabar com a Agefis, vou encaminhar a proposta de planos de carreira para os bombeiros, polícia civil e militar, vou regularizar condomínios e entrar com máquinas para asfaltar, colocar água e luz, o que for preciso, nos lugares mais sofridos."

23h14

Se eleito, o candidato do PSB disse que terá um olhar especial para as comunidades mais necessitadas. "Sou candidato para fazer diferente, fazer mais e melhor. Tenho convicção de que estou pronto", encerrou.

23h13

Rollemberg agradece ao adversário pelo bom nível do debate e diz que se emocionou várias vezes durante a campanha. "Convido você a uma reflexao, estamos diante de dois projetos diferentes." O do adversário, nas palavras dele, representa o retrocesso, já o dele o desejo de mudança, com transparência. "Tenho convicção de que Brasilia merece políticas públicas ousadas, qua vão servir de exemplo para o Brasil", disse.

23h11

Encerrado o segundo bloco do debate. No terceiro e último bloco, os candidatos farão as considerações finais.

23h10

"Acho que não há grande diferença (das suas propostas) do que colocamos, só não ouvi falar da universidade do DF", rebate Frejat. "Gostaria de saber por que ninguém se interessa."

23h08

Rollemberg foca na criação de creches. "Nós vamos garantir que, até o fim do nosso governo, 100% das escolas tenham ensino integral", propõe.

23h07

Frejat apresenta três frentes de propostas para a educação: bolsa universitária, ensino técnico profissional e universidade para o DF: "O DF é a única unidade da federação que não tem uma universidade própria"

23h06

O tema agora é educação.

23h01

Frejat finaliza sobre o tema "relação com o entorno". Para ele, aqui a terra é mais cara e afasta investidores. "Várias indústrias estão se mudando para o entorno. Nós queremos que elas fiquem no DF, gerem emprego aqui também. Temos de fazer um acordo com Goiás e fazer com que os empresários invistam aqui", argumentou.

23h

Na réplica, Rollemberg afirma que 15% dos trabalhadores do DF moram no entorno. "Nós vamos desenvolver políticas em parceria e também investir em mobilidade urbana."

22h59

"Vamos trabalhar para que o entorno tenha condições de se desenvolver", responde Frejat.

22h57

Rollemberg pergunta a Frejat qual a sua proposta para a região do entorno do Distrito Federal.

22h56

"Em primeiro lugar, eu pessoalmente nunca participei do governo Agnelo", responde Rollemberg. Na réplica, Frejat volta a acusar o adversário por antigas alianças: "Quando o governo Agnelo começou a ter problemas, o senhor saiu. Traiu o seu partido". Rollemberg argumentou que foi o atual governador "quem se afastou dos seus compromissos".

22h54

Frejat critica o governo Agnelo e volta a questionar a ligação de Rollemberg com o atual governador: "O que você tem a dizer sobre isso?"

22h53

Agora, no segundo bloco, os temas das perguntas são sorteados e quem começa é Jofran Frejat com "máquina de governo e cargos comissionados"

22h51

Encerrado o primeiro bloco do último debate entre os candidatos ao Palácio do Buriti.

22h48

Frejat diz que nunca ouviu falar da proposta: "Nós não vamos privatizar nada". Ele pontua ainda sobre melhorias que não foram feitas pelo governo atual, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

22h46

O tema escolhido por Rollemberg para fechar o primeiro bloco é sobre o metrô do Distrito Federal. Ele pergunta sobre uma suposta proposta de Arruda, aliado de Frejat, para a privatização do metrô.

22h44

O adversário diz que irá trabalhar para que toda a ocupação no Distrito Federal seja feita de maneira ordenada.

22h42

O candidato Frejat fala sobre o crescimento desordenado da cidade e questiona qual seria a contribuição de Rollemberg para manter Brasília preservada e com boa qualidade de vida.

22h40

Para Frejat, a eleição direta para a escolha de administradores regionais está condicionada a mudanças na lei. "Essa é uma proposta eleitoreira", acusa.

22h39

Rollemberg faz sua primeira pergunta sobre administração pública. Ele fala em eleição direta para o cargo de administradores.

22h37

Frejat volta a afirmar que a proposta é viável e que será implantada em 1; de janeiro, se for eleito.

22h36

Rollembeg diz que defende a tarifa zero, mas que ela não pode ser adotada nesse momento.

22h34

Jofran Frejat começa perguntando. Ele quer saber por que Rollemberg é contra a tarifa de R$ 1 para passagens de ônibus.

22h31

Entenda como será o debate de logo mais. No primeiro bloco, os candidatos fazem perguntas entre si com tema livre. Eles têm 30 segundos para perguntar e um minuto e meio para responder. Após a resposta, o candidato que perguntou ganha um minuto de réplica e o adversário tem um minuto para tréplica

22h27
Os candidatos já estão a postos para o debate, que está previsto para começar às 22h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação