Eleições 2014

Para analistas, Minas Gerais pode definir resultado das eleições presidenciais

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais pode ser decisivo nas eleições. Resultado no estado deve ser divulgado às 20h30

postado em 26/10/2014 09:20
Na opinião de alguns analistas políticos, o estado onde os dois candidatos à Presidência nasceram pode definir este segundo turno do pleito. Segundo eles, quem vencer em Minas Gerais, provavelmente, será o eleito, devido, principalmente, à grande quantidade de votos ainda em disputa no estado.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, o primeiro resultado divulgado, às 20h30, já deve estar próximo do consolidado.

;É muito possível que, no máximo, até as 20h30 já tenhamos o resultado consolidado e a apuração total, até as 21h;, disse o desembargador, explicando que a apuração será mais rápida do que no primeiro turno porque, além de não ter votação para deputados e senadores, a eleição para governador em Minas Gerais já foi definida no primeiro turno.


Além disso, foram adotadas algumas precauções extras para agilizar a votação em urnas biométricas, atualmente mais demorada. ;Estamos mandando uma pomada com material antissuor e todos os fiscais foram convocados para explicações específicas. Creio, então, que os problemas serão bastante minimizados;, disse o presidente do TRE-MG. No primeiro turno, a totalização dos votos no estado ocorreu às 22h. Os locais mais isolados contaram com 400 pontos de transmissão remota do resultado, em mais de 150 municípios, o que agilizou a apuração.

[SAIBAMAIS]

Com 15,2 milhões de votantes, 10,67% do total de 142,8 milhões dos eleitores do país, Minas Gerais tem 853 municípios, o maior número entre todos os estados. A capital, Belo Horizonte, onde Aécio Neves e Dilma Rousseff nasceram, tem 12,53% dos eleitores mineiros, 1,9 milhão de pessoas. No primeiro turno, a candidata do PT teve mais votos em Minas Gerais (43,48% contra 39,75%), mas o tucano foi o mais votado em Belo Horizonte (53,87% contra 25,11%)

Para garantir a segurança no pleito de hoje, todo o contingente da Polícia Militar do estado, mais de 40 mil policiais, está destacado desde a 0h de hoje. Um comitê de segurança institucional foi criado antes do início da campanha para articular o trabalho de todas as polícias (Militar, Civil e Federal). No primeiro turno, foram registradas 518 ocorrências, número considerado baixo. Foi decretada Lei Seca em Minas Gerais a partir das 6h de hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação