Eleições 2014

Justiça Eleitoral substitui 2.231 urnas eletrônicas em todo o país

O número corresponde a apenas 0,51% do total, o que, segundo Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirma a expectativa positiva da adoção da urna eletrônica.

postado em 26/10/2014 15:37

Até o momento, 2.231 urnas foram substituídas em todo o país, o que corresponde a 0,51% do total. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, o número confirma a expectativa positiva da adoção da urna eletrônica pela Justiça Eleitoral. Até o momento, apenas uma urna em todo o Brasil teve de ser trocada por votação manual.

Segundo ele, o número de urnas substituídas está abaixo do que ocorreu no primeiro turno e nas eleições anteriores. ;As urnas eletrônicas estão funcionando. Ou seja, a Justiça Eleitoral avalia que ela [a urna eletrônica] funciona e que não há nenhum tipo de problema [relevante ocorrendo]. Esses casos ocasionais e pontuais não são suficientes para que se diga que há alguma falha na organização das eleições;, disse o ministro durante coletiva de imprensa.

Toffoli acrescentou que esse resultado positivo se deve, também, ao fato de o TSE ter ;como rotina; substituir constantemente os equipamentos mais obsoletos por modelos mais novos, devido ao desgaste natural que ocorre nas urnas.;Mas vale lembrar que, ao contrário de outros países, no Brasil foi a própria Justiça Eleitoral quem desenvolveu todo processo de votação eletrônica. A única coisa que se compra são os equipamentos, porque não somos fábrica de chips e de equipamentos eletrônicos. Tudo foi desenvolvido aqui dentro;, disse o presidente do TSE.

De acordo com boletim do TSE, 542 ocorrências foram registradas. No total foram presas 147 pessoas - 65 delas por boca de urna.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação