Eleições 2014

Nas eleições do Pará, dois são presos e quatro detidos até o momento

As forças de segurança do estado registraram ocorrências com base na prática de crime eleitoral

postado em 26/10/2014 16:32

O secretário municipal Augusto Correia foi detido hoje (26), em Belém, durante a realização do segundo turno das eleições para governador e presidente da República. Segundo o delegado Gilvandro Furtado, as forças de segurança registraram a ocorrência com base na prática de crime eleitoral. ;Conforme o promotor eleitoral da 50; Zona Eleitoral, foram encontrados um carro com material de propaganda, adesivos, santinhos e camisas, além de talão de um posto de gasolina com nomes de pessoas e indicando a quantidade de litros ao lado dos nomes;, informou o delegado à Agência Brasil às 15h20, horário de Brasília.

Uma pessoa foi presa em Igarapé-Miri por propaganda ilegal em veículo. Ela foi apresentada na delegacia local por infringir a legislação eleitoral, que proíbe propagandas de candidatos no dia da eleição. Em Belém, três pessoas foram autuadas por suspeita de distribuição de material de campanha e uma presa em flagrante por transporte de eleitor.

Em Marabá, um juiz eleitoral determinou que cinco fiscais de um partido que portavam camisetas iguais voltassem para casa e as trocassem, pois, segundo ele, as roupas caracterizavam propaganda eleitoral dentro do local de votação.

Em Óbidos, responsáveis por uma das seções eleitorais do município coletam votos manualmente. O mesário encontrou dificuldades operacionais para ligar a urna eletrônica. Apesar das orientações de que seria possível contornar o problema por meio de apoio técnico que já se deslocava para a seção, acabou dando início ao procedimento. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Felipe Houat, uma vez iniciada a votação manual não é possível retornar ao suporte eletrônico. Ele disse, no entanto, que a operação não deve prejudicar a apuração dos votos, já que apenas 126 eleitores votam na seção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação