Eleições 2014

Eleições em Niterói transcorrem sem problemas no segundo turno

A situação é bem melhor que no primeiro turno, em que foram registradas filas devido a dificuldades com relação à identificação biométrica.

postado em 26/10/2014 16:38
Ao contrário do primeiro turno, quando foram registradas filas devido a dificuldades com relação à identificação biométrica (sistema que identifica os eleitores por meio das digitais), as eleições ocorrem hoje (26) sem problemas na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiroo. Com 352,4 mil eleitores, Niterói está entre os dez maiores colégios eleitorais do estado. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) precisou trocar apenas quatro das 1,3 mil urnas na cidade.

Na Escola Estadual Leopoldo Fróes ; o maior local de votação em Niterói ;, em Pendotiba, onde foram registrados casos de boca de urna e compra de votos no primeiro turno, as ruas estão tranquilas. De acordo com a moradora Monique Carvalho, a votação não leva mais de dez minutos. ;Foi muito rápido, tinha menos candidatos [a serem escolhidos] desta vez e menos filas.;

No Ingá e no centro de Niterói, a situação é semelhante. Ao lado da neta, a aposentada Raimunda Gonçalves, 71 anos, que vota no Liceu Nilo Peçanha, disse que o reconhecimento das digitais foi rápido, na primeira tentativa, e não havia filas. ;Eu sou privilegiada. Hoje passou de primeira. Já sabia qual era o dedo que deu certo na última vez e, pimba!”, comemorou.

Para Luana Torres, 24 anos, neta de Raimunda, a demora no primeiro turno ocorreu devido à quantidade de candidatos a serem escolhidos pela população, e não à ineficiência do sistema biométrico. ;Eram muitos números, as pessoas se confundiam, isso demorava. A biometria, para mim, funciona muito bem, hoje e da outra vez, foi tranquilo;, avaliou.

Depois das longas filas registradas no primeiro turno em Niterói, quando eleitores esperaram até duas horas para votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou o treinamento de mesários nos últimos dias. O trabalho foi supervisionado por juízes eleitorais.

Além de Niterói, o sistema biométrico funciona sem problemas no município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, que tem 23,1 mil eleitores e 74 urnas biométricas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação