postado em 26/10/2014 18:43
Na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) conquistou 56% e se mantém no comando do Palácio Guanabara. O peemedebista derrotou o ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB), que obteve 43,9% dos votos. Em pronunciamento, Pezão afirmou que o Rio de Janeiro melhorou nos últimos oito anos. Ele também destacou que terá uma atuação forte nos municípios. "Quero ser uma espécie de segundo prefeito de cada cidade", declarou.
Pezão assumiu o governo do estado com saída de Sergio Cabral (PMDB) do cargo, em abril deste ano. O atual governador esteve à frente das pesquisas em todo o segundo turno.
[SAIBAMAIS]Pezão lembrou o trabalho de Sérgio Cabral. "Ele fez o Rio de Janeiro voltar a ser protagonista no país", enfatizou.
Com a vitória, o PMDB mantém a hegemonia dos cargos majoritários do Estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral do país. Sergio Cabral esteve por oito anos no comando estadual, e o prefeito da capital Eduardo Paes está no segundo mandato.
O embate no Rio reproduziu em alguns momentos a agressividade da disputa. Nos debates, Pezão e Crivella trocaram ataques pessoais. Contra o adversário, o peemedebista destacou a atuação política na Igreja Universal do Reino de Deus. Já Crivella concentrou críticas na relação entre Pezão e Cabral, que saiu com baixa popularidade.